::: NCST - NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES :::

População em situação de rua poderá não ser recenseada pelo IBGE

27 Set 2018


Movimentos sociais defendem que censo da população de rua permitirá a formulação de políticas públicas mais efetivas.




Movimentos sociais defendem que censo da população de rua permitirá a formulação de políticas públicas mais efetivas.



O IBGE poderá deixar mais uma vez de fora as informações sobre o número de pessoas em situação de rua ( https://www.redebrasilatual.com.br/revistas/143/dom-paulo-evaristo-arns-o-passado-que-inspira-as-lutas-da-atualidade ) no Censo Demográfico de 2020. Diante dessa possibilidade, o Movimento Nacional de População de Rua cobrou explicações do instituto público que, por meio de uma carta, informou avaliar alguns estudos para chegar a uma decisão em até 90 dias.

Esta é uma antiga reivindicação ( https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/09/criticos-a-falta-de-dados-movimentos-debatem-letalidade-contra-pessoas-em-situacao-de-rua ) de diversas entidades de direitos humanos que afirmam a necessidade do levantamento para a elaboração e execução de políticas públicas. As únicas estimativas oficiais que existem foram registradas em 2016 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que calculou serem mais 101 mil as pessoas em situação de rua ( https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/09/moradores-em-situacao-de-rua-relatam-agressoes-policiais-alvo-de-investigacao-do-ministerio-publico ) no Brasil.

De acordo com representantes dos movimentos sociais ( https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/08/movimentos-sociais-fazem-ato-em-memoria-dos-assassinados-no-massacre-da-se ), que lamentaram a falta de dados sobre esse segmento da população, é preciso que o IBGE adapte suas metodologias dialogando com o trabalho das universidades e dos ativistas do setor. “Enquanto esses dados não chegam, a gente tem que começar a exigir do governo a implementação ou implantação de políticas estruturantes para a população de rua”, sugere a integrante do Núcleo de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua Nina Laurindo.


Assista à reportagem de Leandro Chaves:









Fonte: Rede Brasil Atual - RBA
    Copyright � 2021 NCST | Desenvolvimento: Techblu.com