Data de publicação: 28 Maio 2018



A USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira) vem a público manifestar seu apoio, ao movimento organizado pelos caminhoneiros brasileiros, em busca de melhores condições de vida e de trabalho. A entidade oferece sua solidariedade, àqueles que tomaram a corajosa atitude da mobilização, e seu repúdio a um governo que não sabe negociar, além de permitir uma carga tributária cruel para os companheiros da estrada.

Governo ilegítimo e impopular, inimigo da população e dos trabalhadores, que já em julho do ano passado abandonou qualquer controle dos preços do combustível no mercado interno. Condenou a nação às oscilações do mercado internacional, numa atitude que revelou despreparo administrativo, e desrespeito para com a sociedade. Abdicou do papel de gestor público, de forma inepta, para tentar conter uma sangria pontual. Impôs pesada carga à população.

Esta mesma população deve entender que os contratempos, advindos da paralisação, não são culpa dos companheiros mobilizados. Paralisar foi a única forma de fazer ouvir o grito de uma categoria, que está pagando para trabalhar. Que sofre há um ano com a disparada do preço do diesel, e há muitos anos padece da alta carga tributária. Dos preços avassaladores dos pedágios, e da redução do valor do frete.

Só a organização dos trabalhadores pode fazer valer o respeito à categoria. E se o manifesto atual é justo, a União Sindical conclama os companheiros caminhoneiros a uma luta mais plural, não de categoria, mas de classe. Que no interior do movimento esteja clara, a noção coletiva da classe trabalhadora. Que exista a certeza, de que outras movimentações, de outras categorias, como a dos professores, funcionários públicos e empregados da iniciativa privada, possam no futuro desfrutar da irmandade dos companheiros da estrada.

No mais, acreditamos no discernimento para a redução de prejuízos à população, sem desviar o objetivo da paralisação. Estamos juntos!!!

 

Artur Bueno Júnior

presidente da USTL




Fonte: União Sindical dos Trabalhadores de Limeira - USTL