Data de publicação: 11 Abr 2018




A Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado da Paraíba – NCST/PB, no último dia 05 (quinta-feira) realizou no auditório do Hotel Victory, em João Pessoa, o I Seminário sobre Recolhimento da Contribuição Sindical para custeio do Sistema Confederativo e Participação dos Trabalhadores nas Eleições 2018. O evento foi bastante participativo e todos fizeram parte do grande debate realizado.
 
O primeira palestrante foi ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Estado da Paraíba e vereador da capital, Marcos Henriques Silva que falou sobre sua experiência como sindicalista e no legislativo municipal de João Pessoa.
 
Henriques destacou sobre a necessidade e a importância dos companheiros e companheiras sindicalistas em ocuparem os espaços nas próximas eleições de 2018, seja nas Assembléias Estaduais, Federal e no Senado, pois se faz necessário aumentar urgentemente a representação da bancada dos trabalhadores, porque todos os projetos que vem sendo votado nestas casas legislativas só retiram direitos dos trabalhadores.


 
Já o segundo tema: Contribuição Sindical, ficou a cargo do Advogado Vilson de Sousa e Silva, que afirmou sobre a necessidade dos sindicatos de solicitarem das empresas, os descontos em folha dos trabalhadores e trabalhadoras, o pagamento da Contribuição Confederativa de acordo com o Art. 8º, da Constituição Federal/88. Na sequência, cada sindicato deverá publicar edital convocando a categoria representativa de sua base territorial. Caso não haja atendimento por parte das empresas, o sindicato representativo daquela categoria de trabalhadores, deverá buscar imediatamente a justiça para que seja restabelecido o único recurso destinado a fiscalização do exercício do trabalhador e financiamento do Sistema Confederativo Sindical.


Fonte: NCST/PB