Data de publicação: 27 Mar 2018


Após a realização da assembleia, a Nestlé, com a intenção de inviabilizar o Sindicato, expor e intimidar o trabalhador, divulgou comunicado aos empregados solicitando que aqueles que votaram a favor da Contribuição Sindical e manutenção das atividades sindicais, deveriam se manifestar por escrito, até o dia 19/03/2018 no Departamento de Recursos Humanos da empresa.





NOTA DE REPUDIO
 
 

O Stial - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Limeira e Região, vem a publico, formalizar de forma veemente, repudio à ação nefasta da empresa Nestlé Brasil S/A - Unidade de Cordeirópolis/SP, de descumprir a decisão da assembleia dos trabalhadores, realizada pelo sindicato e que por votação secreta, a maioria absoluta (188 contra 9), aprovou o desconto e repasse da Contribuição  Sindical de todos os trabalhadores.
 
Após a realização da assembleia, a Nestlé, com a intenção de inviabilizar o Sindicato, expor e intimidar o trabalhador, divulgou comunicado aos empregados, solicitando que aqueles que votaram a favor da Contribuição Sindical e manutenção das atividades sindicais, deveriam se manifestar por escrito, até o dia 19/03/2018 no Departamento de Recursos Humanos da empresa.
 
Que pese a Lei 13.467/2017, ter sido aprovada pelo Congresso Nacional, especificamente com relação à Contribuição Sindical, pois, ela não obriga que a autorização expressa do trabalhador, deva ser de forma individual, assim, podendo ser através de assembleia geral da categoria. Além disso, vários dispositivos da  Lei estão sendo contestadas na justiça, algumas delas com decisões de inconstitucionalidade, inclusive,a manutenção do desconto da Contrbuição Sindical de todos os trabalhadores.
 
Os atos ilegais de desrespeitar a decisão e soberania da assembleia, de agir contra a organização sindical,  de expor e intimidar o trabalhador que se manifestou a favor de sua entidade sindical, são condutas anti- sindicais, vedadas por nosso Ordenamento Juridico e pela OIT e devem ser rechaçadas por todos os trabalhadores e autoridades do nosso país.
 
O ataque a uma entidade sindical é uma afronta a toda categoria,pois, ela é responsável por resguardar os direitos constitucionais e trabalhistas já consuistados e lutar por melhoria das condições de trabalho e de vida de toda a coletividade que representa.
 
Limeira, 26 de Março de 2018.

Artur Bueno de Camargo Júnior
Presidente



Clique AQUI ( http://ncst.org.br/images_news/files/nota-repudio-stial.pdf ) e baixe o documento origial.





Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Limeira e Região - Stial