Data de publicação: 9 Nov 2017




O Fórum Interconselhos 2017 proporcionou aos conselheiros uma discussão participativa do Plano Plurianual (2016-2019) do Governo Federal nesta semana: 08 e 09 de novembro.

A Conselheira Nacional de Saúde, Cláudia Carnevalle, representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST realizou intervenções a respeito dos resultados referentes aos recursos orçamentários de alguns Programas e de suas áreas Temáticas, destacando a necessidade de revisão para os próximos anos, quanto ao déficit dos recursos anteriormente previstos, e executados no ano de 2016.

Cláudia destacou ainda, sobre a importância dos conselhos e sociedade em geral, de realizarem o monitoramento dos indicadores e metas para os próximos anos, pois de acordo com o relatório apresentado até o ano de 2016, apenas 44,7% dos indicadores apresentaram melhora. Com relação às metas para o quadriênio; 39%, foram avaliadas com medidas e considerações sugeridas. “O que nos preocupa, de acordo com o relatório, é que as medidas sugeridas para a plena execução do PPA 2016-2019, dizem respeito à compatibilização entre programação orçamentária e financeira, e o dimensionamento da meta, adoção de medidas de gestão entre outras, não estariam sendo cumpridas”, enfatizou.

O Fórum Interconselhos é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, em parceria com a Secretaria de Governo (Segov), por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social (Snas), e ocorreu na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.