O Dieese recebeu, no dia 17 de outubro, a Conferência Livre de Vigilância em Saúde. O encontro, organizado pelo Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, discutiu a importância da proteção ao Sistema Único de Saúde - SUS e o novo paradigma da saúde pública com a "PEC do Teto de Gastos" sancionada pelo governo Temer.
Para a diretora da NCST, Cátia Laurindo, "a conferência é a oportunidade de se discutir a importância da manutenção do SUS para manter a vida digna do trabalhador e da trabalhadora, bem como a função social do Estado na manutenção desses serviços", argumentou a sindicalista.
A conferência abordou, também, os impactos da "reforma" trabalhista e mudanças prejudiciais e descumpridoras das normas internacionais de saúde do trabalhador e da trabalhadora, como, por exemplo, a permissão de grávidas em locais de trabalho insalubres; o trabalho home-office; e a terceirização, que impactam na saúde e segurança do empregado.
Diante disso, a diretoria Kátia Rodrigues, representante no Conselho de Saúde, afirmou: “Quanto menor o tempo de descanso do trabalhador ou trabalhadora, maiores são os riscos de desenvolvimento de doenças ocupacionais e acidentes. As novas regras impostas pela reforma trabalhista, colocará, novamente, o Brasil como campeão nos índices de acidentes e doenças de trabalho", afirmou.
A conferência foi encerrada por Laerte Texeira Costa, representante da CSA (Confederação Sindical das Américas), que reforçou o importante papel dos sindicatos para garantir o cumprimento das normas da Organização Internacional do Trabalho - OIT nos locais de trabalho.
Fonte: Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado de São Paulo - NCST/SP