
Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federa, que tratou da Terceirização (PL 30/2015) em Manaus, teve a participação do Sr. Manoel Farias, Presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários dos Estados da Região Norte Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima (FETRONORTE) filiada à Nova Central, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Para Manoel Farias este projeto é tão prejudicial que até o deputado estadual Augusto Ferraz (DEM-AM) empresário se declarou contrário à terceirização durante a audiência. Já o representante do Fórum em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização, Maximiliano Garcez, a precarização do trabalho como propõe o PLC 30 deve ser rejeitada. "É colocar o trabalhador na terceira divisão. É tratar as classes trabalhadoras como descartáveis, é um verdadeiro aluguel de pessoas", denunciou.
O deputado estadual José Ricardo (PT-AM), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia reiterou sua posição contrária a essa forma de exclusão. "Não vamos aceitar retrocessos". A senadora Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM) também confirmou seu voto contrário, na expectativa de saber do voto dos demais senadores de quem se espera que defendam os trabalhadores.
O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH Senado e proponente da audiência, disse que a mobilização contra a onda conservadora que se abate sobre as classes trabalhadoras é de suma importância. "Essa mobilização é fundamental para não permitir que essas coisas aconteçam nessa onda conservadora. Temos que ter um Estado vigilante para que de repente não apareça nenhum oportunista para querer ferir nossa democracia tão jovem. Não nos negamos a discutir nada, desde que seja sempre na linha de sempre defender os direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, no serviço público e na área privada, e é nessa visão aqui que faremos o bom debate, viva viva o Povo do Amazonas", afirmou o senador.
Fonte: Fetronorte Rodoviários/ Fotos: Kleber Freire