|
O Dia da Mulher está ligado à luta sindical
11 Mar 2013
Em 8 de março de 1857, uma greve por melhores condições de trabalho, ocorrida em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, foi o estopim para um dos mais brutais atentados contra a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Na ocasião, centenas de operárias ocuparam essa fábrica de tecidos, para reivindicar a redução na carga horária de trabalho de 16 horas para 10 horas diárias; equiparação com o salário dos homens, já que, naquela época, as mulheres chegavam a receber até um terço dos vencimentos pagos aos colegas do sexo masculino, ainda que executando a mesma atividade; e, também, essas operárias reivindicavam tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
Num ato covarde e de uma brutalidade sem precedentes, centenas de tecelãs foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Na ocasião, aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às vítimas de 1857. Mas somente em 1975, através de um decreto, a Organização da Nações Unidas (ONU) oficializou a data.
O secretário-geral da Nova Central, Moacyr Roberto Tesch Auersvald destacou o compromisso da Nova Central com as trabalhadoras brasileiras, parabenizando todas elas.
Nesta segunda-feira (11/03), as trabalhadoras da Nova Central tiveram uma aula de maquiagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Feliz Dia da Mulher!!!
Assessoria de Comunicação da Nova Central/CSPB
|
Copyright � 2021 NCST | Desenvolvimento: Techblu.com |
|
|