
No dia 10 de junho, mesmo dia em que a Justiça concedeu habeas corpus para o grupo, os policiais civis fizeram assembleia nas escadarias da Alerj aprovando apoio irrestrito à causa dos bombeiros. Também anunciaram que preparam uma “Operação Padrão cumpra-se o CPP" (Código de Processo Penal). A pauta com as reivindicações está nas mãos da delegada Martha Rocha e do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. No mesmo dia, os profissionais da Educação se juntaram aos bombeiros e policiais realizando um dos maiores atos públicos em frente à Assembléia Legislativa.
Apesar de comemorarem a libertação na sexta, dia 10/6, os bombeiros mantiveram a caminhada pela orla de Copacabana no domingo para agradecer a solidariedade que receberam da população. Da janela de seus apartamentos moradores da Avenida Atlântica colocaram panos vermelhos, demonstrando apoio.
A manifestação histórica contou com a presença de bombeiros de outros estados e até da Argentina. Os sindicatos de policiais civis da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também compareceram à caminhada. O SINPOL/NCST e o SINDPOL se uniram e carregaram uma grande faixa com os dizeres: “Policiais civis pedem socorro”.
A pressão dos bombeiros militares resultou na antecipação pelo Governo das parcelas do reajuste programado para este ano, concedendo reajuste de 5,58% em julho a todos os bombeiros, policiais militares e policias civis. Através de emendas parlamentares tentam antecipar todas as parcelas do reajuste até o fim de 2014 - concedido em junho de 2010 - de uma vez só, gerando um impacto na folha de R$ 4, 6 bilhões.
Ao Globo, o presidente do SINPOL, Fernando Bandeira, que é Diretor Nacional de Assuntos Parlamentares da Nova Central Sindical “afirmou ver com bons olhos a proposta de antecipação dos reajuste ... Se for aprovada, nós vamos querer também ... Mas a questão da Polícia Civil não é só salarial, queremos outras melhorias e já as apresentamos ao secretário Beltrame”, concluiu.
Assessoria de imprensa SINPOL/NCST