SP: Trabalhadores e empresários combaterão dengue nos locais de trabalho

Data de publicação: 11 Abr 2019




Durante reunião com o prefeito Mário Botion, nesta segunda (8), sindicatos de trabalhadores e patronais de Limeira, com participação da USTL, definiram o dia 17 de abril como o “Dia D” contra a dengue nos locais de trabalho. Nesta data, empresários e empregados se unirão para vistoriar indústrias, comércios, empresas e canteiros de obras, em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Somos igualmente prejudicados quando a dengue aparece. Este trabalho conjunto é muito importante para evitar o prejuízo mútuo”, apontou o presidente da USTL, Artur Bueno Júnior. Ele lembrou que, em 2015, ano de epidemia em Limeira, a dengue foi a quinta maior responsável pelo afastamento de trabalhadores. “Isto, sem contar as mortes”, analisou.

A reunião sobre o tema foi no gabinete do prefeito, e além de Botion contou com a presença do Diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, e da chefe da Divisão de Zoonoses, Pedrina Costa. O prefeito lembrou que o município já contabiliza 115 casos de dengue este ano, muito mais que os 16 casos registrados durante todo o ano de 2018. “Há ainda o risco de contaminação pela dengue tipo 2, o que aumenta nossa responsabilidade”, afirmou.

No dia 17 de abril, a rotina das empresas será interrompida por alguns minutos, para a detecção de pontos de acúmulo de água parada. A prefeitura vai produzir material de divulgação específico para esta ação, que também já havia sido acertada com entidades religiosas do município. A imprensa oficial terá material sobre o tema, bem como os veículos de comunicação da cidade, por meio da publicidade da prefeitura.

A USTL fará a divulgação por meio de suas mídias e redes sociais, com destaque para o programa A Hora do Trabalhador, na Rádio Educadora (AM 1020).


MUNICÍPIO


Sobre o trabalho do município contra a dengue, Alexandre Ferrari lembrou que multas estão sendo aplicadas, bem como a entrada compulsória nas residências que recusam a visita dos agentes. “Mesmo com tantas campanhas, muitos ainda não se conscientizaram sobre os riscos da doença”, informou ele, sobre o comportamento de parte da população.

Botion afirmou que, em 2018, os agentes da Zoonoses visitaram todos os imóveis do município, ao menos 4 vezes cada, para orientar os munícipes. “Se não houver a consciência de que é preciso combater os criadouros em casa e nos locais de trabalho, não adianta nenhuma ação, seja do tradicional fumacê, ou mesmo da multa. Daí a importância da mobilização planejada aqui hoje”, apontou Pedrina Costa.

Todo ano, a USTL participa das campanhas de combate à dengue junto ao município. Em 2015, ano da maior epidemia da história de Limeira, cerca de 200 mil panfletos de conscientização foram impressos e distribuídos, numa ação que ajudou a conter o avanço da doença – responsável por 20 mortes naquele ano. Durante a reunião desta segunda-feira, este envolvimento foi lembrado pelo prefeito.

Participaram do encontro na prefeitura os representantes dos sindicatos da Alimentação, Comerciários, Rodoviários, Joias, Guardas Civis Municipais, Bancários, e os patronais do Comércio e Construção Civil.





Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Limeira e Região - Stial, entidade filiada à NCST


 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top