Violência contra as mulheres é destaque na 315ª Reunião Ordinária da CNS

Data de publicação: 15 Mar 2019




A 315ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada na quinta-feira (14/03) e sexta-feira (15/03), em Brasília-DF, discutiu a violência contra as mulheres e a necessidade de fortalecer as políticas públicas específicas para este público. Na oportunidade, foi realizada uma homenagem à Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro e ativista em defesa dos direitos humanos, e Anderson Gomes, motorista de Marielle. Ambos foram assassinados em um atentado no dia 14 de março de 2018.

 
Assista avaliação do representante da NCST no CNS, Aníbal Machado:




 


Cumprindo o cronograma de atividades, representantes do Ministério da Saúde apresentaram um panorama da tuberculose no Brasil. Na ocasião, ampliou-se o debate com os conselheiros e conselheiras nacionais de saúde sobre a Medida Provisória nº 868/2018, que altera o marco legal sobre o saneamento básico. A discussão sobre a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) e os efeitos da reforma da previdência na saúde dos brasileiros também foram debatidos.

Os conselheiros participantes se debruçaram nas discussões em torno da Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”. A campanha busca conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo estado brasileiro.

Como vêm ocorrendo nas demais reuniões ordinárias, os conselheiros debatem e selecionam temas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) e da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI).
 




 
Imprensa NCST com informações do Conselho Nacional de Saúde – CNS

 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top