SP: Justiça manda Nestlé reintegrar 100 empregados demitidos

Data de publicação: 29 Jan 2019




A 1ª Vara Trabalhista de Limeira determinou, na quinta-feira (24), a reintegração dos cerca de 100 empregados demitidos pela Nestlé de Cordeirópolis-SP no dia 15 de janeiro. A medida, em caráter liminar, atende ação do Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região).

No processo, o sindicato alegou que a demissão “em massa” ocorreu sem negociação com a entidade, contrariando a Constituição Federal. O Stial ressalta o caráter “desumano” das dispensas.

Diante da decisão do juiz Renato Guedes, os empregados devem ser reintegrados na mesma função e localidade anteriores, sem prejuízo de qualquer item do contrato de trabalho. O sindicato deve acompanhar o procedimento.

“É uma vitória não apenas dos empregados da Nestlé, mas de toda a categoria. Agradecemos aos trabalhadores que acreditaram no sindicato, e permaneceram unidos durante este episódio”, apontou o presidente do Stial, Artur Bueno Júnior.


Terceirização


Para justificar a demissão maciça ocorrida em janeiro, a Nestlé argumentou a terceirização de todo o setor de armazém da empresa. Na prática, os novos empregados, terceirizados, perderiam todos os direitos da convenção Coletiva de Trabalho, além de sofrerem com uma redução salarial de cerca de 50%.

“A demissão coletiva é uma atitude que afeta não apenas estes trabalhadores e suas famílias, mas toda a comunidade. Sendo assim exige, de acordo com a Constituição, a participação do sindicato no processo. A empresa errou pela atitude unilateral”, finalizou a advogada do Stial, Sueli Yoko Taira.





Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região - Stial 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top