SP: Sindicato intervém, e Nestlé negocia benefícios para trabalhadores demitidos

Data de publicação: 24 Jan 2019



Após intervenção do Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região), a unidade da Nestlé de Cordeirópolis-SP abriu negociação sobre um pacote de benefícios, para os cerca de 100 empregados demitidos do setor de armazém.  As demissões ocorreram na terça-feira da passada (15).

As conversas ocorreram nesta segunda (21), durante audiência de mediação requerida pelo sindicato, na sede da 15ª Região do MPT (Ministério Público do Trabalho), em Campinas-SP. Mesmo alegando ser “inviável a reversão das demissões realizadas”, a empresa se mostrou aberta a medidas que possam amenizar a situação dos trabalhadores.

O sindicato quer a manutenção de todos os benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho, inclusive assistência médica, odontológica e Cartão Alimentação por no mínimo 12 meses, a todos os demitidos. Além disso, uma indenização no valor de 10 vezes o salário de cada trabalhador.

O procurador do Trabalho, Eduardo Luis Amgarten, sugeriu uma cláusula de preferência para os empregados demitidos, numa próxima contratação da empresa. Os representantes da Nestlé se comprometeram a encaminhar os pleitos do sindicato e do procurador, junto à diretoria.


DESUMANA


Durante a audiência, o Stial ressaltou a Amgarten, a forma desumana como foram realizadas as demissões. “Sobretudo levando-se em consideração que nesta época do ano há um aumento de gastos pelos trabalhadores”, apontou o presidente do sindicato, Artur Bueno Júnior. Ele também destacou que a Nestlé não realizou qualquer comunicação ou negociação prévia, acerca das demissões.

Agora, o Stial aguarda o retorno da empresa sobre as demandas, para comunicar e decidir, em conjunto com os trabalhadores demitidos.





Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região - Stial, entidade filiada à NCST.


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top