Número de partidos representados no Senado sobe de 15 para 21

Data de publicação: 9 Jan 2019


MDB continua com a maior bancada, mas perdeu sete representantes.



Jean-Paul Prates tomou posse no lugar de Fátima Bezerra, eleita governadora do Rio Grande do Norte.



As eleições mudaram a correlação de forças no Senado, com o número de partidos representados aumentando de 15 para 21, de acordo com a Agência Senado, na comparação com 2015. Embora continue com a maior bancada, o MDB caiu de 19 para 12 parlamentares, 23,45% do total. 

Na sequência, vêm PSDB, com oito, PSD, com sete, e DEM e PT, com seis senadores cada. Das cinco maiores bancadas, três viram diminuir sua representação: além do MDB, também caíram o PT e o PSDB, que tinham 13 e 11 parlamentares, respectivamente. O DEM subiu de cinco para seis e o PSD, de quatro para sete. 

Oito partidos passaram a ter representantes no Senado, ainda em comparação com a eleição de 2015: Pode, Rede (que posteriormente ganhou um integrante), PSL, PHS, Pros, PRP, PTC e SD. Por outro lado, PCdoB e Psol ficaram sem senadores. A eleição de outubro elegeu dois terços do Senado, ou 54 nomes.

Três senadores se elegeram governadores e foram substituídos: Luiz Carlos do Carmo (MDB) fica no lugar de Ronaldo Caiado (DEM), eleito em Goiás, Mailza Gomes (PP) substitui Gladson Cameli (PP), vencedor no Acre, e Jean-Paul Prates (PT) entra no lugar de Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte.

Outros dois nomes, que disputaram a eleição presidencial, voltam à Casa para mais quatro anos de mandato: Alvaro Dias (Pode-PR) e Kátia Abreu (PDT-TO), que foi vice de Ciro Gomes (PDT). 





Fonte: Rede Brasil Atual - RBA com informações da Agência Senado



 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top