CNS: Anibal Machado defende reparação a trabalhadores da SUCAM envenenados com DDT

Data de publicação: 19 Dez 2018




O representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Aníbal Machado, participa, entre os dias 18 e 19/12 em Brasília-DF, de reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) que debate, entre outros assuntos, mecanismos de reparação ao envenenamento dos antigos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM) que aplicavam dicloro-difenil-tricloroetano (DDT) no combate pelo país a doenças endêmicas como malária e febre amarela. Estes trabalhadores - alegam os conselheiros - tinham contato direto com a substância, altamente tóxica, mas utilizada em larga escala no Brasil durante décadas, até o início dos anos noventa, principalmente na Região Norte.
 
“Na oportunidade eu cobrei que seja realizado um intenso trabalho para discutir essa grave circunstância que resultou na intoxicação de milhares de trabalhadores, de suas famílias, bem como de uma infinidade de habitantes das regiões onde esses venenos foram aplicados. É dever do Estado zelar pela saúde da população. É nosso dever apontar caminhos para impedir a repetição de tais equívocos no futuro, assim como o de apresentar alternativas que possam mitigar os danos do passado. Vamos cuidar para que essa dívida social com as famílias e com os trabalhadores, uma vez que os danos ambientais causados pelo DDT eram superiores aos benefícios do composto, não seja ignorada. Estamos atentos e perseguindo incansavelmente soluções para o problema”, reforçou Aníbal.

 
No vídeo abaixo, assista a avaliação do representante da NCST sobre os temas debatidos na reunião:





 
 


Imprensa NCST
 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top