NCST participa da 2ª Jornada Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Data de publicação: 7 Dez 2018

Organizado pelo Ministério da Saúde, evento perseguiu objetivo de assegurar espaço participativo e democrático para troca de experiências e discussão sobre temas estratégicos para o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).





Representada pelo Coordenador Adjunto da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalho (CIST), Aníbal Machado, a Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST participou, entre os dias 04 e 06 de dezembro, em Brasília-DF, da 2ª Jornada Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, tem como objetivo assegurar espaço participativo e democrático para troca de experiências e discussão sobre temas estratégicos para o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).




 

Ouça a avaliação do representante da NCST, Aníbal Machado, sobre os debates e as deliberações resultantes da 2ª Jornada Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora:


 

 
A 2ª Jornada Nacional contou com a participação das Centrais Sindicais, do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).





O evento apresentou o Painel: Os Desafios das Mudanças no Mundo do Trabalho para Saúde do Trabalhador que, entre outros temas, abordou  a saúde do trabalhador na atenção básica; a vigilância e estratégias de enfrentamento do câncer relacionado ao trabalho;  a vigilância em saúde do trabalhador do campo, da floresta e águas; informações relacionadas à saúde do trabalhador como ferramenta transformadora; saúde mental relacionada ao trabalho; informalidade e microempreendorismo; indústria 4.0 e populações vulneráveis.






A jornada apresentou aos participantes o processo de revisão da lista relacionado ao trabalhado, do resultado da Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na perspectiva (Re)Estruturação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) dentro da Renast, bem como a organização da 16ª Conferência Nacional De Saúde (8ª+8): Democracia e Saúde”: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único De Saúde (SUS) e Financiamento do SUS.
 
Na oportunidade, foi lançado o  “Atlas do Câncer Relacionado ao Trabalho”, publicação que identifica 900 agentes cancerígenos que, se evitados, podem reduzir o risco de adoecimento por câncer no ambiente laboral (clique AQUI e baixe a publicação).
 
 


Imprensa NCST com informações da Assessoria de Comunicação do CNS

 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top