SP: Stial participa de reunião com Superintendente do Ministério do Trabalho, em Piracicaba

Data de publicação: 29 Nov 2018



O superintendente do Ministério do Trabalho em São Paulo, Marco Melchior, esteve em Piracicaba nesta sexta-feira (23), para uma reunião com sindicatos cujo objetivo era “aumentar a interlocução com o órgão”. Participaram 12 entidades, entre representantes de trabalhadores e patronais, incluindo quatro sindicatos ligados à USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira) - entre eles o Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Limeira e Região).

O encontro foi na Câmara Municipal. Fazia 9 anos que um superintendente do Trabalho não visitava a região, fato observado tanto por Melchior como pelos sindicalistas presentes. “Estou fazendo o mesmo em todas as 25 gerências do Estado, até como uma apresentação formal minha no cargo”, apontou.

Além do dirigente estadual, compuseram a mesa desta apresentação, o gerente regional Antenor Varolla, e a chefe de fiscalização regional, Eloisa Zotarelli. Melchior prometeu “maior abertura” da gerência para as demandas sindicais, além de propor um critério mais técnico para preenchimento dos cargos de chefia por todo o Estado.

Ele comentou a situação de “sucateamento” do Ministério do Trabalho, e também as ameaças de extinção, por parte do presidente eleito Jair Bolsonaro. “O ministério é a casa do diálogo. Não podem exterminar um órgão, cuja demanda de atendimento só cresce”, apontou.


SINDICATOS


Entre as entidades, a repetição da crítica recorrente sobre o baixo número de auditores, e uma demanda de maior cooperação nas inspeções. “Se o Estado não oferece estrutura para os auditores, o sindicato pode aparecer como agente ativo nos trabalhos”, apontou o diretor do Stial, José Moreira.

O superintendente comprometeu-se a ampliar esta cooperação, e enfatizou a importância do órgão que, este ano, completa 88 anos. A escolha de Marcos Melchior como superintendente do Trabalho é comemorada na categoria, já que em muito tempo é o primeiro auditor fiscal escolhido, contra um “sem-número” de indicações políticas prévias.

Pela USTL, estiveram na reunião os representantes do Stial, do Sinecol (Sindicato dos Comerciários de Limeira e Região), do Sindicato dos Empregados em Bares e Restaurantes de Limeira e Região, e do Sindicato dos Vigilantes de Limeira e Região. De Piracicaba, o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, o patronal da Construção Civil, o Sindicato dos Metalúrgicos e Sindicato Patronal da Indústria, o Sindicato dos Hoteleiros, Sindicato dos Comerciários, além de representantes da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda.




Fonte: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Limeira e Região - Stial

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top