Deputada eleita de SC deve apagar post pedindo que alunos denunciem professores

Data de publicao: 5 Nov 2018

Deputada Ana Caroline Campagnolo (PSL) publicou texto conclamando os alunos a denunciarem professores


A deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL) deve retirar de suas publicações no Facebook o pedido para que alunos de Santa Catarina filmem professores caso estejam fazendo "manifestações político-partidárias". A decisão é do juiz Eduardo Luz, da Vara de Infância e Juventude de Florianópolis, e atende a pedido do Ministério Público estadual.

O caso começou no dia 29 de outubro, quando a deputada eleita publicou em seu perfil no seu Facebook um texto conclamando os alunos a filmarem e denunciarem os professores. Para ela, muitos iriam fazer discursos contra a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para presidente. 

O Ministério Público de Santa Catarina então entrou com uma ação para impedir que ela fizesse esse tipo de chamado aos jovens. Segundo os promotores, esse ato fere direitos constitucionais como a liberdade de expressão, instaura um clima de medo nas escolas e promove a humilhação dos professores. 

O juiz Eduardo Luz afirma na decisão que a deputada eleita tem o direto de se expressar, mas que convidar alunos a filmarem seus professores cruza essa linha. 

"No momento em que a requerida sugere aos alunos, entre eles crianças e adolescentes, que filmem ou gravem manifestações supostamente político-partidárias de professores em sala de aula e lhe encaminhem os vídeos para um determinado número de "whatsapp" sob o rótulo de denúncia, fere diretamente o direito dos alunos de usufruírem a liberdade de expressão da atividade intelectual, científica e de comunicação, e que deve ser exercida em sala de aula e no ambiente escolar independentemente de censura ou licença", afirma o juiz. 

Luz ainda lembra que o uso de celulares nas escolas de Santa Catarina é proibido por lei. 


Clique AQUI para ler a decisão.


Veja o post de Campagnolo:







Fonte: Consultor Jurídico - Conjur



 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top