Nova Central recebe conselheiro político da embaixada dos EUA

Data de publicação: 10 Out 2018



por Valmir Ribeiro



A Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST recebeu, nesta quarta-feira (10), o chefe adjunto da seção política da Embaixada dos Estados Unidos da América, Kile Richardson. Na oportunidade, dirigentes sindicais da NCST compartilharam conhecimentos e informações sobre a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT; sobre o sistema sindical brasileiro bem como apresentaram as angústias da precarização das relações entre capital e trabalho resultantes da chamada “reforma” trabalhista.

O estrangulamento financeiro das entidades após a retirada da principal fonte de custeio, apontaram os sindicalistas, reduziu as receitas sindicais entre 80% a 90% para as entidades de grau superior; e entre 60% a 70% das entidades de base. A situação, informaram, obrigou as entidades a reduzirem quadro de pessoal, negociar venda de patrimônio e diminuir custos, até mesmo, em departamentos estratégicos, essenciais à atividade sindical.

O desemprego nas entidades, que segundo estatísticas do Dieese já atinge 120 mil empregos diretos, soma-se aos mais de 1 milhão de novos desempregados após a implementação da chamada “reforma” trabalhista; contrariando os argumentos do governo de que a flexibilização e novas modalidades de contratação estimularia a disponibilidade de mais postos de trabalho. As lideranças sindicais argumentaram que tal premissa desconsiderou que o rebaixamento da renda dos trabalhadores, por meio de contratações precárias, desaqueceu a economia através de significativa redução do poder aquisitivo no mercado consumidor interno. Este ambiente, reforçaram os dirigentes, resultou no fechamento de incontáveis micro, pequenas e médias empresas; especificamente as que mais empregam no país.

Os sindicalistas apresentaram características peculiares do movimento sindical brasileiro, como a unicidade sindical - representação exclusiva de uma categoria em determinada base territorial - com conquistas que, uma vez alcançadas pela entidade, beneficia toda a respectiva categoria representada, independentemente da filiação individual de seus integrantes. A contribuição facultativa, apontaram, perde seu estímulo voluntário, criando condições que desestimulam o trabalhador a dar sua cota de colaboração financeira para assegurar o financiamento das atividades sindicais de sua categoria.

O pragmatismo sindical da NCST, não integrando nenhum braço político de partidos, também foi apresentado na oportunidade. Tal circunstância, reforçaram os sindicalistas, assegura maior independência nas negociações junto a qualquer governo, perseguindo especificamente o atendimento das reivindicações das categorias representadas, sem o peso da oposição ou da harmonia ideológica com o governo da ocasião. 

Kile Richardson agradeceu a reunião bem como o compartilhamento de conhecimentos sobre o sistema sindical e legislação trabalhista brasileira. Se prontificou a facilitar diálogos junto à Embaixada dos Estados Unidos e reforçou a disposição de propiciar pontes entre a NCST e entidades sindicais norte-americanas.





Participaram do encontro:


- José Calixto Ramos - Presidente da NCST

- Moacyr Tesch Auersvald - Secretário-geral da NCST

- João Domingos Gomes dos Santos - Diretor de Finanças da NCST

- Vera Leda Ferreira de Morais - Presidente da NCST/DF

- Lineu Neves Mazano - Secretário Nacional do Plano dos Servidores Públicos da NCST




* serviço fotográfico de Kleber Freire





Imprensa NCST
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top