16º Conferência Nacional de Saúde é lançada no Abrascão 2018

Data de publicação: 10 Ago 2018



A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), considerada o maior evento de participação social do país, foi lançada oficialmente no sábado (28/07) durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018. O evento aconteceu na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 8 mil participantes.

A 16ª CNS será realizada de 28 a 31 de julho de 2019, em Brasília, e já vem sendo precedida pela realização de diversas atividades promovidas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em todo o país. Oficinas, simpósios, fóruns de debates, audiências públicas, manifestações, marchas e participações do CNS em congressos temáticos têm acontecido para mobilizar e potencializar a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia e dos direitos sociais de todos os cidadãos e cidadãs.

A 16ª CNS também é chamada de “8ª + 8”, como um resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para a criação do SUS. OS eixos temáticos serão os mesmos: Saúde como Direito, Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado.


16ª Conferência Nacional de Saúde é o tema da entrevista do presidente do #CNS







Construção coletiva



A 16ª vem sendo construída com a participação de todos os segmentos sociais, articulada com as questões transversais de equidade, saúde de pessoas com patologias, das pessoas com deficiência, da população negra, dos trabalhadores e trabalhadoras, dos ciclos de vida, da saúde bucal, da assistência farmacêutica, ciência e tecnologia, promoção, proteção e práticas integrativas, alimentação e nutrição e educação permanente.

“A união é a chance que temos para reverter esse quadro de tragédia que vive o povo brasileiro. Nós, lutadores e lutadoras em defesa do SUS, conclamamos a todos a construir a 8ª + 8. Esse é nosso pacto com o povo brasileiro”, afirmou o presidente do CNS, Ronald dos Santos.

As propostas que serão discutidas na 16ª CNS serão construídas durante as etapas municipais, que devem ser realizadas de 2 de janeiro a 15 de abril de 2019, e nas as etapas estaduais e do Distrito Federal, programadas para acontecer de 16 de abril a 15 de junho de 2019. Também serão realizadas etapas territoriais e livres, obedecendo as regras regimentais, a fim de garantir a diversidade da população brasileira.

As deliberações aprovadas na Etapa Nacional da 16ª CNS deverão subsidiar a estruturação da proposta do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2020/2023.





Fonte: Ascom CNS

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top