Inovações como Inteligência Artificial transformam governos no Brasil

Data de publicação: 10 Jul 2018


À medida que uma cidade, um estado e o país aumentam em tamanho e importância, cresce também a necessidade de adotar ideias para apoiar um desenvolvimento sustentável. Diariamente, governo e sociedade se vêem desafiados a encontrar e implementar soluções para áreas como saúde, mobilidade, educação, segurança e economia. Muitas delas apenas possíveis graças à tecnologia disponível no cenário atual.

Hoje, a Inteligência Artificial é a tecnologia mais importante neste processo de transformação digital que o Brasil vive. Aliada à criatividade humana, ela é capaz de resolver problemas e oferecer alternativas para que pessoas, governos e empresas interajam de maneira mais eficaz, ampliando a competitividade de todos.

São Paulo é um dos exemplos de estado que tem apostado em soluções digitais em campos diversos. Desde 2017, a Secretaria Estadual de Educação mantém uma parceria com a Microsoft para migrar, do papel para o digital, os materiais pedagógicos voltados aos estudantes do Ensino Médio. A primeira experiência está sendo desenvolvida com o Caderno do Aluno de Matemática, disponível em uma plataforma que funciona tanto em um aplicativo para smartphones quanto na web.

O acordo, que ainda engloba a expansão da rede de banda larga e a implantação de rede wi-fi para as cinco mil escolas do estado, também atua diretamente na democratização do acesso à tecnologia de alunos e professores.

No campo da saúde, o trabalho em parceria com hospitais, universidades e governos possibilita a análise de grandes quantidades de informações médicas, que resultam em dados essenciais para prevenir e tratar doenças. Um avanço que não seria possível sem os algoritmos de IA, que analisam dados, e a computação em nuvem, para processá-los.

Na área governamental, um acordo de cooperação firmado com a Imprensa Nacional aborda a digitalização do Diário Oficial da União. A ideia é utilizar ferramentas tecnológicas da Microsoft na leitura e no processamento de dados do DOU, facilitando o acesso das pessoas ao documento e estimulando a transparência.

Também com foco nos cidadãos, a plataforma de nuvem Microsoft Azure foi escolhida para sustentar aplicativos de mobilidade urbana, como a Zona Azul Digital, em São Paulo. Descartando a necessidade do uso do papel, o motorista pode instalar quatro opções de aplicativos em seu smartphone e, a partir de qualquer lugar, comprar e ativar o Cartão Azul Digital.

Transparência financeira

Desde 2017, a Microsoft tem trabalhado junto ao Banco Central no desenvolvimento do Pier (Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras). Trata-se de uma rede descentralizada e colaborativa que vai revolucionar o modo com o qual entidades como BC, Susep (Superintendência de Seguros Privados) e CVM (Comissão de Valores Mobiliários) conversam entre si para firmar decisões.

A tecnologia se apresenta como ferramenta primordial na busca por transparência e agilidade. A partir de recursos de blockchain, será possível ter um maior controle sobre os registros de transações financeiras e de troca de informações (tanto para empresas quanto para entidades públicas).

Novamente, todo o longo e demorado processo de validação e aprovação de documentos antes feito por meio de ofícios em papel está migrando para o digital. Com a rede, uma requisição pode ser gravada diretamente no blockchain do Pier, assim como as respostas do BC, da Susep e da CVM, podendo ser resolvida de maneira instantânea. É a tecnologia criando alternativas eficientes, a serviço das pessoas, do governo e das empresas.






Fonte: Estúdio Folha

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top