Produção industrial despenca 10,9% em maio, afirma IBGE

Data de publicação: 4 Jul 2018

A produção industrial brasileira despencou 10,9% em maio na comparação com o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (4). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção caiu 6,6%.





Também foi registrado um recuo acentuado de nada menos que 27,4% na produção da indústria de bens duráveis. É a maior queda na série histórica do segmento, iniciada em fevereiro de 2002, segundo o IBGE. Perante maio de 2017, houve recuo de 11,9%.

Ainda de acordo com o instituto, a queda na produção de bens duráveis em maio foi disseminado entre os produtos que compõem essa categoria, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias (-29,8%). Também houve baixa em itens da marrom, da linha branca e em móveis.

Segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, a paralisação de 11 dias dos caminhoneiros, que provocou uma crise de desabastecimento no fim de maio e no início de junho, afetou o recebimento de matérias-primas pelas indústrias, assim como o escoamento da produção. "Tem também a questão da chegada de trabalhadores nas fábricas", acrescentou.

Na categoria de bens de consumo semiduráveis e não-duráveis, houve queda de 12,2% na produção perante abril, também a maior da série histórica. Frente a maio de 2017, a baixa foi de 9,1%.

Outro destaque negativo veio dos bens intermediários. De acordo com o IBGE, a produção dessa categoria diminuiu 5,2% entre abril e maio e registrou queda da mesma ordem perante o quinto mês de 2017.

A produção de bens de capital, por sua vez, apresentou queda de 18,3% no mês em maio e cedeu 6,6% no comparativo com um ano antes. 





Fonte: Portal Vermelho com informações de agências 
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top