MG: Nova Central mineira realiza Reunião do Conselho Deliberativo 2018

Data de publicação: 4 Jul 2018



Foi realizado, nesta terça-feira (03), a abertura da Reunião do Conselho Deliberativo da Nova Central Minas. O encontro, que ocorre em Belo Horizonte nos dias 03, 04 e 05 de julho, propõem uma vasta discussão referente ao estatuto do trabalho, o custeio das entidades, a organização dos sindicatos e o sistema político partidário no Brasil.

Participaram do evento o presidente da NCST, José Calixto Ramos; o presidente CSPB, João Domingos Gomes dos Santos; o presidente da NCST/MG Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho e o Dr. Agilberto Sarodio, advogado sindicalista. Além de compor a mesa, os líderes destacaram temas como a participação da Nova Central no Congresso da OIT, realizado no último mês em Genebra, a atual conjuntura vivida pelo servidor público e a perspectiva do sindicalismo após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou favorável o fim da contribuição sindical.

As palestras foram ministradas por Rômulo de Carvalho Ferraz, procurador de justiça do Ministério Público de Minas Gerais e Rudá Ricci, sociólogo, mestre e doutor em ciências sociais pela Unicamp. Ambos os palestrantes colocaram posições contrarias as reformas implementadas pelo governo. Destaque para a discussão levantada pelo professor Rudá, que apontou o panorama para as próximas eleições e as dificuldades que o meio sindical terá para eleger representantes no Congresso Nacional envolvidos com a causa trabalhista.

Nesta quarta-feira (04), os debates permanecem durante todo o dia conforme a programação abaixo.   

 

Reunião do Conselho Deliberativo 2018

 

Programação:

 

03/07 – Terça-feira

14h00min: Abertura Oficial

14h30min – José Calixto Ramos

Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI

Temas:

A importância da NCST na OIT e seus desdobramentos;
Perspectivas para o Sistema Confederativo em função da decisão do STF.

15h00min – João Domingos Gomes dos Santos

Diretor de Finanças da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST e Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB

Tema:

Normativas para o Servidor Público e perspectivas para auto sustentabilidade das Entidades Sindicais

16h30min – Rômulo de Carvalho Ferraz

Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. Ex-Presidente da Associação Mineira do Ministério Público (entidade de defesa da categoria). Ex-Secretário de Estado de Defesa Social. Ex-Secretário Adjunto de Relações Institucionais do Estado de Minas Gerais.

Tema:

A importância da manutenção do Sistema Confederativo para os trabalhadores e para o processo democrático na visão do Ministério Público do Trabalho (MPT).

16:00h - Intervalo

16h30min: Palestra - Rudá Guedes Moises Salerno Ricci

Sociólogo, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Diretor do Instituto Cultiva (www.institutocultiva.com.br), que se dedica há mais de uma década à implantação e estudos na área educacional, em especial, voltada para a consolidação da cidadania ativa e capital social.

Tema:

O Sindicalismo no Processo Democrático

17:30: Encerramento


 
04/07 – Quarta-feira

08h30min – Palestra - Agilberto Serodio

Advogado da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH) e Sócio do Escritório de Advocacia SERÓDIO & ANTUNES.

Tema:

Estatuto do Trabalho: contribuições e compartilhamento das Entidades Sindicais

09h20min - Debate

10h00min: Palestra - André Luis dos Santos

Jornalista, publicitário, especialista em Política e Representação Parlamentar pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CFOR). É analista político do DIAP e colaborador do boletim do DIAP e da publicação, Radiografia do Novo Congresso Nacional-2015/2019. Conta com mais de 15 anos de experiência direta no acompanhamento do Congresso Nacional e na avaliação do comportamento dos deputados e senadores.

Tema:

Sistema Político Brasileiro e suas repercussões no Movimento Sindical

11h00min: Debate

12h00min: Almoço

13h30min: Palestra - Luis Antônio Camargo de Melo

Advogado (OAB/RJ 53.151), Subprocurador-Geral do Trabalho, aposentado. Procurador-Geral do Trabalho de 2011 a 2015. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRJ). Professor de Direito do Trabalho do Centro Universitário IESB. Mestrando em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas (Centro Universitário UDF). Especialista em Advocacia Trabalhista pela UFRJ e OAB/RJ. Membro Honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB. Membro da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho. Membro da Academia Brasiliense de Direito do Trabalho. Autor de vários artigos. Palestrante na área do Direito do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical; Trabalho Escravo Contemporâneo; Ministério Público do Trabalho.

Tema:

Reforma Trabalhista

14h30min: Debate

14h50min: Intervalo

15h30min: Debate – Momento Político

Visão dos Parlamentares ligados a Nova Central;
Posicionamento dos Pré-candidatos;
Consciência para o voto, com vistas no atual Congresso Nacional.

17: 30: Encerramento

 

05/07 – Quinta-feira

08h30min: Reunião do Conselho Deliberativo

Participação do Corpo Diretivo para encaminhamento da construção de um planejamento estratégico de curto e médio prazo.







Fonte: Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado de Minas Gerais -  NCST/MG

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top