Eleições 2018: atenção para as desincompatibilizações

Data de publicação: 17 Maio 2018

A aproximadamente 4 meses das eleições, o calendário do pleito de outubro avança rápido e impõe algumas decisões para aqueles ou aquelas que vão disputar 1 cadeira pública, na esfera federal ou estadual.




Abaixo as desincompatibilizações de cargos ou funções para agentes públicos e/ou dirigentes sindicais. Assim, é necessário prestar atenção nessas datas do calendário eleitoral.




Desincompatibilização do dirigente sindical


O dirigente sindical que deseja concorrer ao pleito de 2018 deve se desincompatibilizar (licença) do cargo que ocupa na entidade até o dia 6 de junho. Importante destacar que a licença não é renúncia ao cargo. Caso o dirigente não seja escolhido candidato na convenção partidária poderá retornar à direção sindical.

Do mesmo modo, caso concorra ao pleito e não seja eleito poderá retomar o posto após o processo eleitoral. Inclusive se ficar na suplência.


Servidor público


O caso do servidor público que pretenda disputar as eleições, o prazo para se licenciar é até o dia 7 de julho.

São considerados servidores públicos, para este efeito, todos os funcionários da Administração direta, das autarquias, das fundações e da Administração indireta, inclusive empresas públicas e sociedades de economia mista, dos 3 níveis de governo: União, estados e municípios. Enfim, todos os servidores, estatutários ou não, incluindo os funcionários de estatais.

Acesse AQUI o calendário eleitoral completo.





Fonte: Departamemto Intersindical de Assessoria Parlamentar - Diap
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top