NCST/SP: Líder Sindical avalia Encontro de Mulheres do Estado de São Paulo

Data de publicação: 26 Mar 2018



por Kátia Rodrigues 



Na última quarta-feira (21/03), Kátia Rodrigues, diretora de Assuntos da Mulher e Gênero da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado de São Paulo - NCST-SP e da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp, em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI, coordenou, com apoio das quatro entidades sindicais, o Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Estado de São Paulo.

 


Na abertura do evento, integraram a mesa o presidente da NCST-SP, Luiz Gonçalves; o presidente da NCST e CNTI, José Calixto Ramos; o presidente da Fessp-Esp e secretário-geral da CSPB, Lineu Neves Mazano (representando o presidente da entidade, João Domingos Gomes dos Santos); a Secretária Nacional de Mulheres da NCST e CNTI, Sônia Maria Zerino Silva, bem como demais presidentes e lideranças de centrais sindicais e federações.
 
As palestrantes Dra. Fabíola Campos com “Assédio Moral e as Doenças Provenientes do Trabalho”, a Vereadora de Guarulhos-SP Sra. Janete Pietá com “A Importância do Voto Feminino” e a Dra. Luci Costamagna Parmejani com “A Oficina Auto Estima” envolveram as companheiras e companheiros sindicalistas com temas  relevantes.
 
O evento recebeu mulheres de diversas categorias, entre elas: têxteis, transportes, óticas, papeleiras, servidoras públicas; assim como convidadas de várias entidades sindicais que permaneceram atuantes até o tema central “Conscientização do Voto Feminino”, que fechou o ciclo de palestras e despertou a importância das mulheres na sociedade, na vida pública, além de reforçar a necessidade de preservar bandeiras de combate ao preconceito, ao racismo, bem como a importância da implementação de políticas públicas que favoreçam equidade salarial entre homens e mulheres. Ao dissertar sobre o tema machismo, a palestra apresentou, também, mecanismos para o enfrentamento ao assédio moral e sexual em ambientes de trabalho.  
 

Tempero emocional




 
Um momento que emocionou as participantes no encontro foi a apresentação de Carolyne C. R. Silva, (14 anos) filha da dirigente Kátia Rodrigues que, além de  ser a mulher mais jovem no evento, é, segundo palavras da líder sindical “a sua grande força motivadora pela igualdade de direitos entre homens e mulheres”. Outro momento de destaque, na esteira de uma grande comoção nacional, foi a chamada:  "MARIELLE ... PRESENTE!". Aclamada por todas as participantes desde a abertura até o encerramento do evento, ficou registrada como um grande ato de solidariedade à vereadora fluminense brutalmente executada por defender bandeiras femininas, de respeito aos direitos humanos, de inclusão social e de combate à violência nas periferias de seu estado.
 
“Posso afirmar com toda convicção que este encontro foi um grande marco para a Diretoria de Assuntos da Mulher e Gênero da CSPB, NCST-SP e Fessp-Esp, pois, pela primeira vez, conseguimos reunir na capital paulista um evento de mulheres não somente três, mas quatro entidades bastante representativas, comprometidas com as lutas femininas e implacáveis no combate às injustiças que as mulheres são submetidas. Venho agradecer, também, a cerimonialista Regina Moreia que, com sua disponibilidade de conduzir gratuitamente esse relevante encontro, abrilhantou nosso evento com seu comprometimento e profissionalismo, ambos, dignos de registro”, avaliou Kátia Rodrigues.
 
 
 


Fonte: Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado de São Paulo – NCST/SP
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top