BH sedia seminário sobre direitos da mulher e violência doméstica

Data de publicação: 19 Mar 2018

O “Viver Mulher” é um ciclo de palestras que terá duração de três dias e contará com a participação de expoentes e autoridades nacionais do universo feminino que se destacam na luta pela equidade de gênero.





Durante os dias 21 e 23 de março, a cidade de Belo Horizonte (MG) recebe o 12º Seminário Nacional Viver Mulher, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade - CONTRATUH (saiba mais). Com o tema “Respeito, Dignidade e Igualdade – Diga Não à Violência”, o evento fará uma homenagem à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL-RJ), brutalmente assassinada no último dia 14/03, e contará com cerca de 400 mulheres participantes, além da presença várias palestrantes que se destacam por suas ações de empoderamento feminino e na luta por equidade de gênero no Brasil.  

A cerimônia de abertura do seminário terá início quarta-feira (21), às 19h, com um ato liderado pela organizadora do evento, Maria dos Anjos Hellmeister, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo e diretora da CONTRATUH, lembrando a luta de Marielle Franco pelos direitos das mulheres.  

Na quinta-feira (22), o evento se inicia às 9h, com a palestra da deputada estadual, Maria Lúcia Amary (PSDB), que irá falar sobre a inserção da mulher na política brasileira, sendo uma das primeiras mulheres a presidir um partido no País. Em seguida, às 10h45, a Dra. Marisa Ferreira da Silva Lima vai explicar mais sobre a saúde da mulher no ambiente de trabalho e a reforma trabalhista.

Após intervalo, o ciclo de palestras retorna às 14h30, com explicações sobre políticas públicas para as mulheres, com a deputada federal por Minas Gerais Dâmina Pereira (PSL), coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e representante do Brasil em discussões mundiais sobre o empoderamento feminino e o seu espaço em órgãos públicos.

Em seguida, às 15h45, a médica Maria de Fátima Duarte, ginecologista do Hospital Pérola Byington, centro de referência da saúde da mulher no Brasil, vai relatar a difícil realidade que enfrenta no dia a dia do hospital, recebendo constantes casos de violência doméstica, além de falar sobre a saúde da mulher e mobilidade reduzida.

Encerrando o VIVER Mulher, na sexta-feira (23), às 9h, a superintendente de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Isabel Cristina de Lima Lisboa, falará sobre o trabalho realizado pelo órgão no enfrentamento à violência contra a mulher em Minas Gerais.


VIVER MULHER


A CONTRATUH lançou a Viver Mulher em 2007, a partir da necessidade de melhor informar e qualificar a mulher inserida no grupo Turismo e Hospitalidade. Desde então, foram realizadas edições nacionais e regionais da campanha, o que a tornou referência no movimento sindical brasileiro pela formação de milhares de mulheres do segmento. Este ano, Belo Horizonte foi a capital escolhida para sediar o evento.


Serviço:


12º Seminário Nacional Viver Mulher

Local: Hotel Belo Horizonte Othon Palace – Av. Afonso Pena, 1050 – Centro

Data: 21, 22 e 23 de março de 2018







Fonte: Portal Átila Lemos



 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top