AL: PRT recomenda que Santa Casa de Maceió revogue implantação da jornada 12h diurnas

Data de publicação: 16 Mar 2018


A Procuradoria Regional do Trabalho recomendou que a Santa Casa de Misericórdia de Maceió revogue a decisão de implantar a jornada de doze horas diurnas imposta aos auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalham nas unidades do grupo. A situação foi denunciada ao Ministério Público pelo Sateal e a audiência aconteceu nesta terça-feira (13), na sede da procuradoria em Maceió.

Os profissionais estavam desde o mês de fevereiro trabalhando com a nova escala. A audiência contou com a presença de vários trabalhadores, representantes de associações de moradores e os assessores jurídicos do Sindicato e da Santa Casa.

A recomendação do procurador Rodrigo Rafael levou em conta a sobrecarga da jornada initerrupta que atenta contra a saúde dos profissionais e compromete a assistência aos pacientes. “A jornada é uma afronta a Constituição Federal e proíbe alterações de contratos que cause prejuízos aos profissionais. A escala de 12 horas diurnas atenta contra a saúde dos trabalhadores porque a função e exige atenção e qualquer erro pode comprometer a vida do paciente”, declarou.  

A posição do procurador emocionou os profissionais, que aplaudiram a decisão. O representante do Ministério Público ressaltou que caso a Santa Casa de Maceió mantenha a jornada de trabalho extensa o órgão moverá uma ação civil pública e o caso será levado ao Judiciário.

O presidente do Sateal comemorou a decisão do procurador. “Pedimos o apoio do Ministério Público do Trabalho porque tínhamos a convicção de que essa medida da Santa Casa de Maceió é ilegal e fere os direitos dos profissionais. Comemoramos, mas vamos continuar mobilizados e denunciando qualquer unidade de saúde que resolva alterar a jornada”, ressaltou Mário Jorge Filho.

Além da Santa Casa de Maceió outras unidades de saúde da rede privada e filantrópica anunciaram a mudança da carga horária dos auxiliares e técnicos para 12 horas diurnas.  O procurador explicou que a recomendação é extensiva a todos os hospitais do Estado. Uma nova audiência, dessa vez para ouvir a manifestação da empresa sobre a recomendação, está marcada para a próxima segunda-feira (19), na sede da Procuradoria.





Fonte: Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas - Sateal, entidade filiada à Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top