SP: Representante da NCST e da CSPB participa de reunião deliberativa do Conselho Estadual de Saúde

Data de publicação: 26 Fev 2018


Na última sexta-feira (23), a diretora de Assuntos da Mulher e de Gêneros da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB e Conselheira de Saúde do Segmento Usuário - cadeira da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST -, Kátia Rodrigues, participou de reunião deliberativa do Conselho Estadual de Saúde (CES) do Estado de São Paulo. Na ocasião, os integrantes do conselho reformularam e aprovaram novo Regimento Interno, apreciaram o Relatório do 3º Quadrimestre de 2017 e deliberaram colaborações do conselho paulista à 1ª Conferência Nacional de Vigilância de Saúde - CNVS (saiba mais), em Brasília-DF. A CNVS visa a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde com foco na manutenção de direitos conquistados e a defesa de um SUS público e de qualidade para todos.  




“Nessa reunião priorizamos a reformulação do Regimento Interno como forma der dar maior agilidade às ações do Conselho para o próximo biênio. Enxugamos de 96 artigos para 72. Um dos itens que considero de grande relevância é o que determina penalidade ao conselheiro que faltar a três reuniões ordinárias ou extraordinárias pelo período em um ano. Este terá seu mandato cassado, com substituição automática para o suplente. Caso o suplente desista do cargo, a vaga será preenchida pela representação de cada substituto”, relatou Kátia. 




A representante da CSPB e da NCST informou, também, sobre o resgate de uma importante Comissão do CES. “Dentro do Conselho existem 11 Comissões. Hoje incluímos a 12ª que é a Comissão de Saúde da População Negra. Essa Comissão existia há uns anos atrás; no entanto, como as pessoas não participavam, não iam nessas reuniões, a Comissão, então inoperante, foi retirada do Conselho. Resgata-la foi uma grande satisfação para todos nós dada a relevância e impacto social. Hoje participo de duas Comissões dentro do CES: a Comissão Interesetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; e da Comissão de Políticas de Saúde e Acompanhamento dos Instrumentos de Planejamento do Estado de São Paulo. Assegurar essa cadeira de representação à NCST é um legado que muito me orgulho e de onde, estou certa, viabilizaremos importantes colaborações à saúde pública paulista”, concluiu a conselheira e líder sindical. 





* com informações da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado de São Paulo - NCST/SP



 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top