Nova Central-MG participa de negociação salarial dos professores municipais de Pouso Alegre

Data de publicação: 19 Fev 2018







Os professores e demais trabalhadores no magistério em Pouso Alegre estão em campanha salarial, através do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de Ensino-SIPROMAG e com a participação da diretoria regional da Nova Central. Na última quinta-feira (16) ocorreu rodada de negociação para debater a pauta de reivindicações da categoria, com a proposta reajuste salarial de 14%, retroativos a janeiro deste ano, além de outros itens como revisão do valor do cartão alimentação, correção de desvios funcionais, informações sobre a situação da previdência municipal e os repasses para o IPREM-Instituto de Previdência Municipal.

Segundo a presidente do SIPROMAG, a professora Dulcineia Maria da Costa, as negociações com a administração municipal são difíceis em função da intransigência dos gestores o que, em muitas ocasiões, resultou em greve geral no magistério. Na reunião de quinta-feira, com a presença do diretor nacional de Educação Sindical da Nova Central e diretor de Negociação Coletiva da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil-CSPB, Sebastião Soares, representando a diretoria estadual, a contraproposta do município foi ridícula, tão somente 2,8% de reajuste, que sequer repõe a inflação do período. Proposta prontamente recusada.

No encontro, Dulcineia Maria e Sebastião Soares apontaram que já havia uma perda acumulada, desde ao ano anterior, de 6,2%, sendo imprescindível essa reposição, por isso o SIPROMAG manteve a sua reivindicação de reajuste de 14%, perfeitamente de acordo com as expectativas de crescimento da receita do município, prevista em 17% em 2018. A presidente do Sindicato realçou que a alegação quanto ao crescimento vegetativo da folha de pessoal não procede, “mesmo porque isso pode ser amortecido com a redução das despesas com cargos comissionados, nomeados por interesses partidários”.

Por outro lado, Sebastião Soares, em nome da Nova Central de MG, questionou os dados apresentados pela Prefeitura, uma vez que não se tratavam de documentos reais sobre a receita corrente líquida, mas apenas um fluxo de caixa, que não corresponde à realidade das finanças do município. Por isso exigiu que fosse encaminhado ao SIPROMAG a receita real, de acordo com as rubricas que compõem a receita corrente líquida.

 Também foi motivo de preocupação a situação do Instituto de Previdência Municipal, com atrasos nos repasses dos descontos feitos nos salários dos servidores e da contrapartida obrigatória do município, exigindo-se transparência nas contas do IPREM. Conforme Dulcineia Maria, os servidores públicos municipais não aceitam a intenção da prefeitura em elevar a contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras para 12% - atualmente é de 11%, o que significaria redução salarial.

Nova rodada de negociação será realizada assim que a administração municipal apresentar dos dados da receita, as planilhas do IPREM e as demais propostas encaminhadas. Logo após será realizada assembleia geral da categoria para definir as medidas a serem tomadas, desde que as contrapropostas da Prefeitura não atendam as reivindicações encaminhadas pelo sindicato. Da reunião de negociação participou ainda Vaner Luiz da Silva Santos, diretor do Sindicato dos Eletricitários, contribuindo para aprofundar os debates. 




Imprensa NCST

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top