Diretoria do SindhotéiS assume próxima gestão em novembro

Data de publicação: 14 Nov 2017

 
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e similares de Salvador e região (SindhotéiS-Ba), assume próxima gestão no dia 17 de novembro, às 18h, na sede administrativa do sindicato, no Largo Dois de Julho.

A eleição do SindhotéiS foi realizada no dia 03 de outubro, terça-feira. A Chapa 1, na ocasião foi única no pleito e eleita com a maioria dos votos para o próximo quadriênio (2017-2021). Estiveram presentes nas eleições representantes de outras entidades que prestaram apoio ao SindhotéiS.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) e secretário geral da Nova Central, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, contou que conhece o sindicato desde quando não tinha expressividade, nem organização e que vivenciou o crescimento da entidade após o ciclo de gestão do presidente Ramos. “Para mim é um ciclo que passa, eu conheci este sindicato forte, mas pequeno e sem expressão, localizado em um lugar feio e mal cuidado. Percebi que mudou o estilo de administração, o patrimônio do sindicato, as conquistas sociais, a questão política, mudou a representação nacional, o respeito internacional através da Confederação, houve uma alteração de comportamento, atitude e respeito ao trabalhador. Tenho certeza que o presidente eleito, não terá grandes dificuldades, como seus antecessores, por que o sindicato já tem uma estrutura consolidada que facilita as coisas, bastando ele dar continuidade. Essa continuidade também é difícil, mas com o apoio do Ramos, da Brasilina Neta e de toda diretoria, o fardo será menos pesado. Sugiro para o novo presidente que escute seus antecessores, não jogue o passado no lixo e construa junto com a diretoria um momento melhor”.

Para o presidente, José Ramos, “esta diretoria tem consciência da responsabilidade que assume a partir do dia 11 de novembro de 2017, pois conhece e acompanha a história deste sindicato que já tem mais de oito décadas de trajetória e muitas conquistas para a categoria de hotéis, restaurantes, bares e similares de Salvador e região”.

Sobre o presidente eleito, José Ramos conta que vai assumir “Almir Pereira, que é funcionário do Hotel Victória Marina, tem 32 anos na categoria e está em nossa diretoria há duas gestões, sempre participando das ações, movimentos, negociações na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Em 2017, ele encara o desafio de ocupar o cargo de presidente do SindhotéiS, para o qual foi eleito através da Chapa 1 e com o apoio  e confiança dos trabalhadores e trabalhadoras. Continuarei integrando a diretoria e sempre vou apoiar no que for preciso para enfrentar a luta diária por melhorias para a nossa categoria e para manter o legado que já conquistamos ao longo desses anos”.

Com a situação política atual, os trabalhadores sabem da guerra a enfrentar, pois o governo já aprovou a terceirização, a "reforma" trabalhista, e estão tentando aprovar a reforma da previdência. “Sabemos da nossa responsabilidade para com o trabalhador, e seremos perseverantes no enfrentamento dessas questões que afetam diretamente os direitos trabalhistas”, ressaltou Ramos.
 
SINDHOTÉIS
São mais de oito décadas de história e de conquistas importantes para os trabalhadores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e similares de Salvador e região (SindhotéiS-Ba), esse é o resultado de uma história que nasceu em 17 de agosto de 1933, quando um grupo de cozinheiros de restaurantes, bares e hotéis de Salvador, decidiram fundar a Associação dos Cozinheiros da Bahia para lutar pelos direitos da categoria de forma organizada.

Em 5 de julho de 1939, através do Decreto-Lei nº 1.402 a Associação se transformou em Sindicato dos Empregados em Comércio Hoteleiro e Similares da Cidade do Salvador, no entanto, o status de entidade foi concedido pelo Ministério do Trabalho, através de Carta Sindical com a publicação no Diário Oficial da União, somente em 22 de novembro de 1941.





Fonte: SindhotéiS-Ba
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top