Sindcine promove seminário em São Paulo sobre segurança em filmagens

Data de publicação: 14 Nov 2017




O SINDCINE - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual do Estado São Paulo e outros sete estados - realiza dias 16 e 17 de novembro, o 1º Seminário de Segurança em Filmagens. Será no Leques Hotel (rua São Joaquim, 216, Liberdade, São Paulo), das 9 às 18 horas.

Segundo a entidade, o objetivo é reforçar a luta por segurança nos locais de trabalho, bem como evitar acidentes com sequelas ou mesmo perda de vidas. Em agosto, acidente em um set em SP matou o técnico cinematográfico Carlos José da Cunha e feriu gravemente Francisco Xavier de Jesus Bispo. Na ocasião, o Sindicato denunciou a precarização das condições de trabalho no segmento.

A presidente Sonia Santana apontou a disputa “selvagem” pelo mercado entre produtoras, como fator da crescente precarização do trabalho. Ela destacou que uma das consequências é o rebaixamento das exigências técnicas para contratação da prestadora de serviços.

Meta - Segundo Sonia, uma das metas do 1º Seminário é criar “um ambiente de boas práticas”, que resulte na melhoria das condições de trabalho. A ideia é, ao final, aprovar Carta de Intenções entre o Sindicato da categoria, entidades patronais e agências do setor, bem como publicar um guia com orientações básicas de segurança.

Inscrições - Site (http://www.sindcine.com.br/site/eventos.aspx). Custo de R$ 25 por dia. Mais informações, ligue  (11) 5539.0955.

Homenagem - O valor arrecadado será revertido para as famílias de Carlos José da Cunha e de Francisco Xavier de Jesus Bispo, gravemente ferido no acidente de agosto. 

Programação - Os temas já estão definidos. Cada mesa contará com especialistas, que vão contribuir com sua experiência pessoal para a evolução do debate sobre segurança no cinema.

Confira:

1º dia (16/11) 

Mesa 1 – Conceituação de risco/Condutas de risco
Nesta mesa será conceituado o risco de uma forma geral, bem como demonstrar práticas para mitigar a exposição ao perigo; também será tratado da questão da conscientização dos técnicos. Além disso será abordada a legislação relativas a segurança do trabalhador.

Mesa 2 – Riscos específicos e riscos iminentes em sets de filmagens
O debate tratará dos riscos específicos na produção, jornadas excessivas, filmagens em vias públicas e locais não autorizados, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs). Profissionais de filmagens de risco, como produções subaquáticas e pilotagem de precisão, apresentarão técnicas de segurança.

2º dia (17/11)

Mesa 1 – Responsabilidade civil e criminal/Contratação
Dano, nexo causal, responsabilidade subjetiva, dolo e culpa, culpa concorrente, responsabilidade objetiva, quantificação do dano, danos materiais, extensão do dano, acidente ou doença profissional, incapacidade (total e permanente, total e temporária, parcial e permanente, parcial e temporária), danos morais são conceitos jurídicos envolvidos na responsabilidade do contratante durante uma filmagem. A responsabilidade criminal no caso do acidente de trabalho. Ausência do suporte do INSS e a responsabilidade direta do empregador ou contratante.

Mesa 2 – Cultura de segurança no mercado
A atitude de todos os envolvidos no processo de produção precisa levar em conta, em todos os momentos, a questão da segurança. Assim, é necessário que clientes, agências, produtoras e profissionais adotem a cultura da prevenção.
 




Fonte: Agência Sindical

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top