Atividade sindical: Quatro prescrições

Data de publicação: 4 Out 2017

Nas batalhas de resistência a serem travadas pelo movimento sindical, o mais importante, decisivo mesmo, é a capacidade dos dirigentes se aproximarem da massa de trabalhadores esclarecendo-os, organizando-os, mobilizando-os e, em suma, os comandando. Isto é feito fundamentalmente fora da sede do sindicato, nas empresas, nos locais de trabalho e ali onde os trabalhadores se reúnem ou frequentam.



Nas batalhas de resistência a serem travadas pelo movimento sindical, o mais importante, é a capacidade dos dirigentes se aproximarem da massa de trabalhadores.



por João Guilherme Vargas Netto



Mas para que os dirigentes, auxiliares e ativistas possam praticar com êxito essa descida às bases é muito importante que na sede dos sindicatos; e das demais entidades representativas os serviços essenciais sejam mantidos, reforçados e melhorados.

Ao racionalizar a ação (quando as dificuldades financeiras eventuais assim o determinarem) tudo deve ser feito de modo a preservar os quatro eixos abaixo, que são os seguintes:


Comunicação sindical


Sem ela e seus profissionais o sindicato é um grito mudo que ninguém escuta. A comunicação deve ser eficiente, veraz, compreensiva; correta e convincente como uma frase bem articulada em língua inteligível ou uma imagem de impacto.


Serviços jurídicos


Serviços jurídicos, a norma sindical vigente no Brasil valoriza a batalha judicial e impõe a cada entidade a necessidade de ótimos serviços advocatícios; confiáveis para a entidade e para os trabalhadores.

O balcão de atendimento sindical às demandas pontuais dos trabalhadores. São todos os serviços prestados pelos sindicatos (homologações, consultas etc); que desempenham o papel de “pronto socorro” e são; na maioria dos casos, a porta de entrada para o sindicato e sua ação coletiva. O sindicalismo norte-americano nos ensinou que a soma ponderada de reclamações dos trabalhadores produz uma reivindicação sindical.


Suporte


O serviço de suporte à sindicalização. A descida às bases ou a vinda dos trabalhadores ao sindicato devem ser atualmente ocasiões a mais para sindicalizá-los; diminuindo a diferença numérica entre categoria e associados, aumentando a taxa de sindicalização e fidelizando cada vez mais os já associados.



* João Guilherme Vargas Netto, é consultor sindical de diversas entidades de trabalhadores em São Paulo.





Fonte: Correio do Brasil 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top