Singapura sediou o XXI Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho

Data de publicação: 6 Set 2017

O evento, organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Associação Internacional de Segurança Social (ISSA) aconteceu pela primeira vez no Sudeste Asiático de 3 a 6 de setembro e teve a participação de 138 Países. A Nova Central foi representada pelo diretor Nacional de Comunicação, Nailton Francisco de Souza (Porreta).

“Constatei que as palestras e painéis,  servem como excelente oportunidade para trocar conhecimentos e experiências, além de orientações para adoções de políticas que propicie locais de trabalho mais seguros e saudáveis, através de uma cultura de prevenção global”, disse Nailton.

Em sua opinião, acidentes de trabalho e doenças profissionais não são fatalidades, nem inescapáveis, por sempre terem uma causa. “O movimento sindical precisa adotar como base, uma cultura de prevenção forte, que possam elimina-los”,recomenda.

Lim Swee Say, Ministro do Trabalho de Singapura, disse que os governos devem trabalhar para fornecer um ambiente empresarial estável, apoiado por fortes Padrões de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “No nível da empresa, os empregadores e os trabalhadores (as) devem trabalhar juntos para cultivar um ambiente de trabalho saudável, pois constitui a base para uma mão-de-obra mais produtiva e engajada”, defendeu o anfitrião.

Guy Ryder, Diretor geral da OIT, relatou que cerca de 2,3 milhões de trabalhadores morrem a cada ano de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho. “Além disso, muitos milhões de trabalhadores (as) sofrem lesões e doenças não fatais. Estas estimativas implicam que todos os dias aproximadamente 6.400 pessoas morrem acidentes ou doenças profissionais e que 860.000 pessoas estão feridas no trabalho”, explicou.

Dr. Joachim Breuer, presidente da ISSA afirmou que as mortes, causadas por acidentes de trabalho, estão em declínio em muitos países. No entanto, muitas doenças causadas pelo trabalho são os principais desafios a serem enfrentamos. “Este XXI Congresso apresenta-se como uma ótima oportunidade para a Segurança e Saúde Internacional no Trabalho. A prevenção deve se tornar parte de nossa cultura e ser abraçada por todos”, relatou.

Como forma de reafirmar o compromisso com esta causa é que foi relançado o programa: "Vision Zero". Este faz uma abordagem transformacional da prevenção que integra as três dimensões (segurança, saúde e bem-estar) em todos os níveis de trabalho. O conceito do programa, segundo a ISSA é flexível e pode ser adaptado as diversas prioridades em matéria de segurança, saúde ou bem-estar, para prevenção em qualquer contexto.

Regras de Ouro da Visão Zero: Demonstrar liderança - demonstrar compromisso; Identificar riscos - avaliar os riscos; Definir objetivos - desenvolver programas; Garantir um sistema seguro e saudável - sendo organizado; Garantir a segurança e a saúde em máquinas, equipamentos e locais de trabalho; Melhorar as qualificações – desenvolvimento habilidades e Investir na pessoa - motivar pela participação.

Em 2020, a cidade de Toronto (Canadá) sediará a versão XXII do Congresso, com o tema: “Prevenção na era da Conectividade”. Pesquisa internacional de desempenho dos investimentos em prevenção mostram que cada um dólar investido em segurança e saúde gera um benefício potencial mais de dois dólares em efeitos econômicos positivos.
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top