SP: Programa Habitacional para Servidores Municipais de Iaras está sendo viabilizado pelo Sindiaras

Data de publicação: 7 Ago 2017


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iaras e Região - Sindiaras está trabalhando em parceria com a empresa Engenheiros Positivos Holding e Caixa Econômica Federal, para viabilizar, ainda em 2017, o inicio das obras do Programa Minha Casa Minha Vida, faixa um e meio para atender os servidores municipais da cidade de Iaras e Águas de Santa Bárbara/SP.
  
O Sindicato, o proprietário da terra e o representante da empresa construtora, já assinaram o Termo de Compra e venda de 50.000 Mil metros² de terra para construção de 160 unidades com 50 metros quadrados cada unidade. O serviço de topografia já está em fase final de conclusão dos trabalhos, inclusive o levantamento topográfico planialtimétrico, para que arquitetos possam definir o arruamento e localização dos lotes e definição das casas.  

  
Muitas dúvidas surgiram na divulgação dos cadastros, mas os diretores do Sindiaras, junto com os membros da  Comissão Organizadora Representativa dos Servidores, explicaram e esclareceram as indagações, não desistiram e, com muito empenho e corrida contra o tempo, conseguiram que o protocolo pela empresa construtora fosse realizado junto a Caixa Econômica Federal, para que as obras do empreendimento habitacional voltado  aos servidores municipais de Iaras tenha inicio ainda esse ano.
 
 A conquista foi determinante devido o esforço e dedicação do presidente do Sindiaras, Abel David Alves, que sempre acreditou na possibilidade de implementação do programa para atender as necessidades habitacionais dos servidores e, assim, tornar realidade o sonho da casa própria.
 
O empreendimento habitacional terá financiamento através do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, com área construída de 50 metros quadrados e lotes de 150 metros². “A expectativa do Sindiaras e dos membros da Comissão é de construir 160 unidades, envolvendo servidores efetivos, processo seletivo, Casa Abrigo, Conselho Tutelar e ainda será aberto dia 07/8/2017, inscrição para filho (a) do servidor associado à entidade, todo o processo correrá sem sorteio”, explica Abel.  
 
Em relação às mensalidades, os valores serão de 10% a 20% do vencimento dos mutuários ativos ou inativos, não incluindo horas extras nem gratificação. A renda dos participantes não poderá ultrapassar o valor de R$ 2.800 (dois mil e oitocentos reais); as parcelas mensais da casa serão pagas no desconto em folhas, evitando inadimplência, ou por meio de boletos diretamente na Caixa Econômica Federal. Efetuando o pagamento até a data de vencimento, o comprador terá desconto de 10% na parcela.  
 
O processo de liberação das documentações junto a Caixa Econômica Federal segue todas na responsabilidade do empresário Romulo Cesar de Oliveira, que tem prazo curto para protocolar todas as documentações necessárias para que o projeto habitacional de cunho social tenha inicio ainda esse ano de 2017, conforme explica Abel.  “Estamos trabalhando firmes, com realizações de Assembleias Públicas com presença maciça dos servidores municipais, registros em ata de todas as decisões e autencidade das documentações junto aos cartórios”, informou o sindicalista.  
 
No sábado dia (10/6), na sede do Sindicato em Iaras, foi realizada Assembleia Geral Ordinária, onde foi apresentado o Projeto habitacional para os participantes e, em seguida, foram eleitos pelos servidores doze membros para formar a Comissão Organizadora do Empreendimento Habitacional para  servidores municipais. Estiveram no ato autoridades políticas da região.  
 
No município da Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara/SP, cidade pertencente à base territorial do Sindiaras, foi organizada uma Comissão Representativa dos Servidores de ASB, onde estão sendo efetuadas consultas entre os servidores municipais para verificar o interesse e quantidade de servidores que pagam aluguel. O prefeito de ASB, Aroldo José Caetano, se colocou à inteira disposição para cooperar com Programa Habitacional, com objetivo de atender os servidores que almejam ter a sua casa própria. A intenção é definir, o mais rápido possível, todas as tratativas necessárias até o dia 09/8/2017, para que o protocolo possa ser realizado junto a Caixa Econômica e a liberação das obras possa acontecer até novembro de 2017.  
 
Foram eleitos para Comissão de Iaras:  (Presidente), Márcia Cristina Dias; (vice-presidente), Hercules Soares de Oliveira; (1° tesoureiro), Abel David Alves);  (2°tesoureiro), Roseli Aparecida Martinez; (1° secretário), Ana Augusta Peceniski;  (2° secretário ), Dalva Benedita de Oliveira;  (1°conselheiro fiscal), Marcos José de Souza; (2°conselheiro fiscal), Ralf Pillekamp; (3ª Conselheira  Fiscal), Marilda Aparecida Martins; (1°suplente), Clovis Alves de Melo;  (2°suplente), Marco Antônio Esbisera Hoyo;  (3°suplente), Jovelina Aparecida de Oliveira Melenchon.    
 
“A Comissão e o Sindicato estão na preparação dos cadastros dos futuros mutuários e o empresário trabalha nas partes burocráticas das documentações e do terreno para o efetivo inicio do Empreendimento Habitacional, que passa agora a ser uma realidade em Iaras”, explica Abel.
 
O programa habitacional, inédito na cidade e na região, vem despertando interesses de vários sindicatos e representantes políticos de outros municípios, que já demonstram interesse em levar o projeto para suas cidades.  
 
O servidor Marco Antônio Hoyo disse que é um sonho que estará  sendo realizado, pois pagar aluguel consome quase 40% do salário. Pai de 04 filhos, ele já garantiu seu cadastro e conheceu os detalhes do Programa. “Não tenho casa própria ainda e será um sonho que irei realizar para mim e para minha família”, disse o servidor.
 
O presidente do Sindiaras, Abel Alves, e a presidenta da Comissão, Márcia Cristina Dias, disseram em reunião: “continuaremos lutando e cooperando em tudo que for preciso para que recém-formada Comissão desenvolva um bom trabalho na direção de iniciar, muito breve, o empreendimento “Minha Casa Minha Vida” – Conjunto  Residencial dos  Servidores municipais de Iaras/SP, como foi denominado durante Assembleia. 
 
As inscrições para os servidores encerram dia 04 de Agosto (sexta feira) e em seguida, no dia 07 de agosto (segunda feira), iniciam-se os cadastros para os filhos dos servidores - sendo um por associado. É necessário ser maior de idade, comprovar renda e filiar-se à entidade, conforme registro em ata aprovada pela Comissão.  
 
Após  o pré–cadastro, todas as documentações serão entregues ao empresário Romulo Cesar de Oliveira, para que este encaminhe à Caixa Econômica Federal os documentos necessários à aprovação dos créditos aos mutuários.   A vistoria da área, já indicada e compromissada no Termo de Compra e venda, será realizada pelo agente da Caixa e, uma vez aprovada, seguirá para liberação do pagamento ao proprietário dos 50.000 (cinquenta mil metros² de terra) em um prazo de 72 horas.
 
Esse modelo de empreendimento já está definido. Nas cidades de Assis, 500 unidades. Paraguaçu Paulista, 500 unidades. Iaras, 160 unidades. Coronel Macedo, 130 unidades. No município de Águas de Santa Bárbara/SP, a previsão é de 100 unidades. Em Piratininga, a previsão é de 120 Unidades. Em Macatuba, a previsão é de 350 unidades para inicio em novembro de 2017. Em Avaré, a previsão é de 500 unidades. Para o município de Cerqueira Cesar, o presidente  do sindicato de Iaras está iniciando dialogo com o prefeito Marcos Zaloti, de maneira levar o Projeto Habitacional para os servidores cerqueirenses, com aproximadamente 300 Unidades.
 
O prazo da entrega das casas será de vinte quatro meses após a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal.  A diretoria do Sindiaras agradece a todos que confiaram no trabalho da entidade, “na certeza de que, de agora em diante, juntos vamos colher os frutos dessa ambiciosa iniciativa”, finaliza Abel.       
 
As inscrições estão sendo realizadas na sede do Sindicato: Rua Marechal Deodoro  N°193, de segunda a sexta feira no horário comercial. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3764-1156 ou (14) 99633-6258.  
 
 




Imprensa NCST com informações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iaras e Região - Sindiaras
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top