Aprovado projeto que obriga a presença de guia de turismo em excursões no DF

Data de publicação: 6 Abr 2017


O projeto de lei que obriga a presença de guia turístico em visitas ou excursões de Turismo no DF foi aprovado nesta terça-feira (04/04) na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A proposta prevê ainda que a presença do guia é necessária, inclusive, no interior dos veículos que transportam os visitantes e também alcança excursões organizadas com intermediação de hotéis, agências de turismo e promotores de eventos. O PL 2.050/2014, de autoria dos deputados Celina Leão (PPS) e Robério Negreiros (PSDB), já havia sido aprovado em primeiro turno na Casa e agora encerrou sua tramitação e segue para sanção do governador Rodrigo Rollemberg.
 
O texto aprovado considera guia de turismo o profissional que é cadastrado em sistema do Ministério do Turismo (Cadastur), emitido pela Secretaria de Turismo, de acordo com o que determina a Lei Federal 8.623/93. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), Moacyr Roberto Tesch Auersvald, comemorou a aprovação. “Há muito tempo nós trabalhamos pela regulamentação da profissão dos guias. Um dos fatores é a segurança dos nossos turistas, são eles que são capacitados por mostrar a história de cada pedacinho da cidade visitada. São eles que, com segurança, tornam o entretenimento das pessoas algo muito especial e que elas vão levar para o resto da vida”, destacou.

A presidente da Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Fetratuh) e da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Distrito Federal (NCST/DF), Vera Leda Ferreira de Morais, espera a sanção da lei pelo governador. “Nós temos muito orgulho de ter esses trabalhadores integrados dentro da Nova Central, da CONTRATUH e da Fetratuh, porque eles que alavancam o turismo. São eles que valorizam o turismo cívico, das belezas naturais e arquitetônicas da nossa cidade. A sanção da lei é um momento esperado por toda categoria.

Para a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal (Sindgturdf), Maria José Carvalho Paes Landim, é muito importante que esse profissional seja reconhecido. “Não tem como mensurar o valor do guia de turismo dentro de uma cidade patrimônio e de um destino turístico como Brasília. É o guia que é o embaixador da hospitalidade, é quem melhor acolhe os turistas e, além disso, dá informações de utilidade pública e é o maior defensor do patrimônio da cidade. Estamos felizes com esse reconhecimento”, destacou.

O projeto proíbe a substituição de guia de turismo por qualquer equipamento sonoro e/ou outros meios visuais de apresentação dos atrativos turísticos do DF.
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias postadas em nosso portal. Cadastre-se e confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top