Aprovado projeto que obriga a presença de guia de turismo em excursões no DF

Data de publicação: 6 Abr 2017


O projeto de lei que obriga a presença de guia turístico em visitas ou excursões de Turismo no DF foi aprovado nesta terça-feira (04/04) na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A proposta prevê ainda que a presença do guia é necessária, inclusive, no interior dos veículos que transportam os visitantes e também alcança excursões organizadas com intermediação de hotéis, agências de turismo e promotores de eventos. O PL 2.050/2014, de autoria dos deputados Celina Leão (PPS) e Robério Negreiros (PSDB), já havia sido aprovado em primeiro turno na Casa e agora encerrou sua tramitação e segue para sanção do governador Rodrigo Rollemberg.
 
O texto aprovado considera guia de turismo o profissional que é cadastrado em sistema do Ministério do Turismo (Cadastur), emitido pela Secretaria de Turismo, de acordo com o que determina a Lei Federal 8.623/93. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), Moacyr Roberto Tesch Auersvald, comemorou a aprovação. “Há muito tempo nós trabalhamos pela regulamentação da profissão dos guias. Um dos fatores é a segurança dos nossos turistas, são eles que são capacitados por mostrar a história de cada pedacinho da cidade visitada. São eles que, com segurança, tornam o entretenimento das pessoas algo muito especial e que elas vão levar para o resto da vida”, destacou.

A presidente da Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Fetratuh) e da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Distrito Federal (NCST/DF), Vera Leda Ferreira de Morais, espera a sanção da lei pelo governador. “Nós temos muito orgulho de ter esses trabalhadores integrados dentro da Nova Central, da CONTRATUH e da Fetratuh, porque eles que alavancam o turismo. São eles que valorizam o turismo cívico, das belezas naturais e arquitetônicas da nossa cidade. A sanção da lei é um momento esperado por toda categoria.

Para a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal (Sindgturdf), Maria José Carvalho Paes Landim, é muito importante que esse profissional seja reconhecido. “Não tem como mensurar o valor do guia de turismo dentro de uma cidade patrimônio e de um destino turístico como Brasília. É o guia que é o embaixador da hospitalidade, é quem melhor acolhe os turistas e, além disso, dá informações de utilidade pública e é o maior defensor do patrimônio da cidade. Estamos felizes com esse reconhecimento”, destacou.

O projeto proíbe a substituição de guia de turismo por qualquer equipamento sonoro e/ou outros meios visuais de apresentação dos atrativos turísticos do DF.
 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top