Convocação: 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres

Data de publicação: 15 Dez 2016

 

A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST  participou, nos dias 12 a 14 de dezembro, da Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMu) no Ministério da Saúde, em Brasília, que tratou, entre outras pautas, da organização para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher.

As entidades que integram a CISMu se comprometeram a ajudar na divulgação e preparação das etapas prévias da conferência, que serão realizadas no período de 1º de janeiro a 21 de maio etapas Municipais e ou Macrorregionais, de 22 de maio a 20 de junho Estaduais e Distrito Federal e de 1º a 4 de agosto será a 2ª Conferência Nacional.

As trabalhadoras têm um papel importante nesse processo, ao contribuir para a análise no mundo do trabalho e os impactos na saúde das mulheres. O contexto político atual, também influencia nos direitos das mulheres e consequentemente na sua saúde, colocando novos desafios e a busca de alternativas para a sua superação.

Após 30 anos da 1ª Conferência Nacional da Saúde da Mulher, onde o Estado deveria ter avançado mais, percebemos que ainda precisamos nos reafirmar, impulsionar e principalmente efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais, entre outras, conforme está previsto na Constituição Federal de 1988 e nas Leis n° 8.080 de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990.

Diante desse cenário, é fundamental pensar sobre a saúde da mulher com um olhar mais respeitoso. A NCST tem cumprido seu papel por meio de diversas ações realizadas em todo território nacional, visando à proteção e ampliação da saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras.
 
Sônia Maria Zerino – Secretaria Nacional para Assuntos da Mulher – NCST

Link:

http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2016/docs/05maio23_Portaria_1017_ConferenciaNacSaudeMulher.pdf

http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso537.pdf


http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso538.pdf


 

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top