Democracia em primeiro lugar

Data de publicao: 26 Jan 2014

No segundo dia de participação da Nova Central Sindical de Trabalhadores, (23/01), a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) convidou o presidente da NCST, José Calixto e seu secretário-geral, Moacyr Roberto para participarem do debate sobre “A Democracia e o acesso aos movimentos sociais”, que ocorreu na Usina do Gasômetro em Porto Alegre (RS).
 
Para a edição 2014 do Fórum Social Temático, o encontro reuniu dois personagens emblemáticos da luta contra a ditadura militar pra discorrerem sobre o tema.

O primeiro foi Vivaldo Barbosa, ex-deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro que apresentou um alentado painel sobre o nascimento e desenvolvimento da democracia através dos tempos, desde o seu berço na Grécia Antiga, até os dias de hoje, dando ênfase aos movimentos sociais e seus impactos na vida das pessoas, e o segundo foi Alceu Colares, ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul e também com reconhecida atividade parlamentar que juntamente com Vivaldo cativaram o público com depoimentos e experiências oriundas de suas atuações em prol da conquista e do fortalecimento da democracia no Brasil.
 
Para o ex-governador Colares somente com a ocupação de espaços políticos e voto consciente é que poderemos mudar de fato essa situação em que vivemos. “Os tempos são deveras preocupante, não só no Brasil quanto no mundo. Esse ambiente de crise generalizada sinaliza com todas as letras o fim de um ciclo. Devemos estar preparados para os novos tempos que se anunciam”, disse.
 
“As intervenções feitas até aqui, nada mais são do que histórias da república brasileira explicando que ao longo dos tempos muitos trabalharam e se sacrificaram para que pudéssemos ter a estrutura sindical que temos hoje, e a busca em manter a democracia atual. Assim, afirmo que nenhum país democrático sobrevive sem sindicalismo forte, coeso, independente e ético que é talvez o fator principal desta real democracia que queremos e defendemos ”, finalizou o presidente da Nova Central. 


A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top