| NOTÍCIAS |
Data de publicação: 22 Ago 2012
AdUnB divulga nota oficial sobre solicitação para nova assembleia
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB) divulgou nota oficial à imprensa na tarde desta terça-feira (21/8) sobre o impasse entre a entidade e os professores que querem a continuidade da greve. Segundo a associação, não era possível atender à solicitação feita no dia (20) por parte dos docentes de convocar uma assembleia para esta terça-feira, pois a AdUnB não se encontra mais em estado de assembleia permanente.

Diante da impossibilidade de marcar o encontro na data proposta — por não haver a antecedência mínima de 48 horas—, a associação sugeriu que a reunião ocorresse na sexta-feira (24/8). Tendo em vista que os professores entregaram um abaixo-assinado reclamando o direito de uma assembleia auto-convocada — com 10% dos votos dos associados —, a AdUnB considerou que a proposta não havia sido aceita. Portanto, serão seguidos os prazos regimentais para esta assembleia auto-convocada. Isso significa que o encontro não ocorreria antes de sexta-feira (24).

Confira a íntegra da nota

"A ADUnB informa:
A diretoria da ADUnB reconhece a legitimidade da demanda de parte dos docentes da Universidade de Brasília (UnB) de rediscutir a inserção da UnB no contexto da greve nacional das instituições federais de ensino superior.

Nesta segunda-feira, dia 20/08, às 11h57, a diretoria recebeu de associados um pedido de marcação de assembleia para esta terça-feira tendo como pauta a reavaliação da saída da greve. Como a ADUnB não se encontra mais em estado de assembleia permanente, isto estaria em desacordo com o regimento que determina que as assembleias sejam convocadas com no mínimo 48 hs de antecedência.

Como haverá eleição para reitor nesta quarta e quinta-feira e todos estarão envolvidos com essa atividade cidadã, a diretoria da ADUnB propôs, ao grupo, realizar uma assembleia na próxima sexta-feira pela manhã. Isso aconteceu ontem mesmo às 16:30.

No entanto, os interlocutores rejeitaram a proposta conciliadora da diretoria da ADUnB e protocolaram, às 19 hs do mesmo dia, um pedido de auto-convocação de assembleia constando com 372 assinaturas de docentes para discutir a volta à greve (justificativa em anexo).|

Hoje pela manhã, a diretoria da ADUnB fez uma reunião para definir os procedimentos pertinentes, segundo reza o regimento de nossa entidade:
(...)
Art. 9o. – São direitos dos filiados:
I – manifestar-se, com direito a voz e voto, na Assembléia Geral da ADUnB - SEÇÃO SINDICAL;
II – votar e ser votado par os cargos eletivos da ADUnB – SEÇÃO SINDICAL, de todas as instâncias da ANDES - SINDICATO NACIONAL, bem como outros eventos que exijam estes procedimentos, respeitados os dispositivos deste Regimento;
III – requerer ao Presidente da ADUnB - SEÇÃO SINDICAL convocação de Assembléia Geral, mediante documento expondo os motivos da convocação e a pauta, subscrito por no mínimo dez por cento (10%) dos filiados;
(...)
Art. 15 – A Assembléia Geral é convocada pela Diretoria Executiva da ADUnB -SEÇÃO SINDICAL ou pelo Conselho de Representantes através do voto da maioria de seus integrantes.
§ Único – No caso previsto no inciso III do Art. 9o., a Diretoria Executiva terá um prazo de quarenta e oito horas, a contar do recebimento do requerimento, para obrigatoriamente realizar a convocação.
Art. 16 – A Assembléia Geral deverá ser convocada com pelo menos, quarenta e oito horas de antecedência, com divulgação ampla da pauta proposta em todas unidades da UnB.
Hoje, por volta de meio dia, parte dos professores que assinaram a auto-convocação da assembleia ocupou a sede da ADUnB, juntamente com estudantes e pessoas estranhas à comunidade acadêmica. O grupo tem a participação dos Profs. Rodrigo Dantas, Claus Akira, Antonio Sebben, Paulo Cesar Marques, Maria Lucia (Baiana), entre outros.
A diretoria da ADUnB lamenta que o diálogo tenha sido interrompido e conclama a comunidade a se unir para garantir a institucionalidade, o respeito às diferenças, o diálogo construtivo e a realização tranquila das eleições para reitor.

A "Direção"

IMPRIMIR VOLTAR

SAF-Sul Quadra 02 Bloco "D" Térreo - Sala 102 / Ed. Via Esplanada  CEP: 70070-600 - Brasília-DF

Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

  Copyright 2005-2012 NCST - Nova Central Sindical de Trabalhadores
Desenvolvimento: MVMWeb.com