MURAL
Data de publicação: 20 Ago 2012
Nova Central reitera apoio à realização do FST 2013, em Porto Alegre


O mesmo grupo que prestigiou o lançamento da campanha pela revisão da dívida do estado desceu dois andares para integrar reunião preparatória do Fórum Social Temático (FST) 2013, cuja realização está prevista para ocorrer entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro vindouro, novamente na Capital gaúcha. O encontro teve lugar no espaço Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), sendo dirigida pelo engenheiro civil Lélio Falcão, coordenador do FST, e acompanhada por representantes das centrais aliadas.

Diretor de Comunicação da Nova Ne, Sebastião Soares, falou da origem e importância do Fórum Social Mundial (FSM), traçando um paralelo entre o mundo de décadas atrás e o "financeirismo" marcante na atualidade. "Imagine uma teia de aranha, em que qualquer toque movimenta toda a rede", declarou Sebastião Soares. O diretor nacional da Nova Central comentou o "efeito bola de neve", no qual um acontecimento surte efeito alastrado."Essa é uma ciranda que começou a ser questionada pelo FSM", afirmou o jornalista, ao dizer que persiste o domínio de poucas economias sobre outras, como comprova a posição da Alemanha dentro da Comunidade Econômica Européia (CEE).
 
A força do Movimento Social está na raiz do FSM - lembrou o jornalista, ao resgatar o momento em que foi criada a NCST, quando Lula lançou o Fórum Nacional do Trabalho (FNT), em 2004, o que gerou reação contrária das confederações, que fundaram o Fórum Sindical do Trabalho(FST), como contraponto. Em 2005, o grupo descontente não viu outra alternativa além de criar uma Central desvinculada de partidos ou grupos que não fossem mebros do campo sindical. A ela foi dado o nome de Nova Central  Sindical de Trabalhadores (NCST). Coube a Sebastião Soares pesquisar e redigir as teses que fundamentaram a nova estrutura sindical brasileira.

Fonte: NCST/RS

IMPRIMIR VOLTAR


SAF-Sul Quadra 02 Bloco "D" Térreo - Sala 102 / Ed. Via Esplanada  CEP: 70070-600 - Brasília-DF

Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

  Copyright 2005-2012 NCST - Nova Central Sindical de Trabalhadores
Desenvolvimento: MVMWeb.com