MURAL
Data de publicação: 5 Set 2011
SEMINÁRIO DA NCST DO RIO DE JANEIRO QUALIFICOU DIRIGENTES


Foi realizado nos dias 1, 2 e 3 de setembro, no Rio de Janeiro,  o “Seminário de Qualificação e Capacitação de Dirigentes Sindicais”, iniciativa da Diretoria de Organização, Relações Sindical e Institucional da NCST Nacional, e cuja organização ficou a cargo da Nova Central RJ, com as presenças do Presidente Nacional José Calixto Ramos e do ex-deputado federal Sérgio Miranda.

A mesa dos trabalhos foi coordenada pelo Presidente da NCST/RJ, Sebastião José e contou com as presenças do Vice-presidente nacional da NCST, Omar José Gomes, do diretor de Assuntos Parlamentares Fernando Bandeira, representante do Estado na Executiva Nacional, e da Presidente da Federação de Saúde RJ Maria Bárbara da Costa, que ocupa a segunda vice-presidência da NCST/RJ e marcou a presença feminina na abertura do evento.

O objetivo do encontro foi debater a realidade política atual, a atuação de ação da Nova Central, o cenário político para as negociações coletivas, a realidade econômica atual, gestão e agenda sindical.

O encontro teve a participação de mais de 100 dirigentes sindicais representando 90 entidades sindicais filiadas incluindo sindicatos e federações de trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro.

O Presidente da Nova Central RJ, Sebastião José,  iniciou os trabalhos e exaltou que o Estado é o primeiro a realizar o Seminário de Qualificação e Capacitação de Dirigentes Sindicais, iniciativa da Diretoria de Organização da NCST Nacional. “Esse seminário nada mais é que colocar em primeiro lugar o ser humano. Sabemos as dificuldades do trabalhador enquanto ser humano. Não devemos nos curvar ao mercado a esse ponto em colocarem pessoas em segundo plano, temos sim que colocar a família e o ser humano em primeiro lugar”. Em seguida, Sebastião agradeceu a presença dos representantes das entidades associados e desejou que todos aproveitassem o evento.

Fernando Bandeira, que também é Presidente da Federação dos Vigilantes RJ, em sua saudação, lembrou a importância da discussão que o seminário trás, para preparar a central sindical para a mobilização em defesa dos direitos contidos na CLT. “Precisamos estimular e preparar os jovens para essa importante tarefa que são a defesa dos direitos dos trabalhadores”, concluiu Bandeira.

Passou-se de imediato para a primeira palestra que foi proferida pelo ex-deputado e hoje atuando na assessoria sindical, Sérgio Miranda sob o tema “A realidade política atual”. Logo em seguida, o assunto foi a “A atuação da Nova Central”, ministrada pelo Presidente Nacional José Calixto Ramos.

O ex-deputado Sérgio Miranda mostrou o panorama da realidade mundial sob a ótica da grave crise econômica agravada com a falência do banco Lehman Brothers, quarto maior banco de investimentos dos Estados Unidos, após incorrer em perdas bilionárias em decorrência da crise financeira global.

Miranda criticou a falta de regulamentação do sistema financeiro que foi o responsável pela crise mundial atual. O ex-deputado mostrou o desmonte do estado de bem estar social que vem ocorrendo nos países da Europa trazendo desemprego e perda de direitos conquistados.

Sérgio Miranda mostrou a repercussão da crise mundial no Brasil e demonstrou preocupação com as medidas que tem realçado os interesses patronais em detrimento dos trabalhadores. Miranda criticou a desoneração da folha salarial incluída no Plano governamental “Brasil Mais” que em sua visão prejudica a previdência social. O ex-deputado encerrou sua palestra mostrando otimismo com as crescentes mobilizações em nível mundial dando exemplo dos estudantes chilenos e de trabalhadores na Europa. No Brasil destacou as manifestações, algumas inclusive espontâneas, que ocorreram pelo país a fora, desde os locais mais longínquos, como na Usina Girau até as obras do PAC, nos estádios de futebol, Mineirão e Maracanã. Ao final, o ex-deputado federal Sérgio Miranda destacou a atuação e o papel da Nova Central em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Calixto começou sua intervenção agradecendo mais uma vez a presença de todos no seminário e demonstrou sua alegria de estar mais uma vez no Rio de Janeiro. Sobre o tema de sua palestra, o Presidente da NCST falou que o mundo exige esse esforço de capacitação de dirigentes e trabalhadores. Lembrando de épocas passadas, Calixto disse que “não havia o diálogo entre patrão e empregado” e que a realidade mudou a tal ponto, que hoje dialogamos, diariamente, com os empresários e, às vezes, fazemos até parceria.

O presidente da NCST afirmou que foi criado um Grupo de Trabalho com o governo, trabalhadores e empresários para debater os assuntos da pauta do mundo trabalho. Para Calixto, os desafios são grandes e um das mais importantes pautas para os trabalhadores é a redução da jornada de trabalho que se vem se arrastando há mais de 20 anos. Calixto lembrou que em todos os governos passados ou futuros, sempre irão tentar mexer na previdência social, só não mexeram ainda por causa das centrais sindicais.

Disse também, que a estrutura sindical também é uma discussão eterna e, afirmou que temos a corrente do sistema confederativo mantido pela constituição e o sistema da pluralidade sindical, criando sindicatos que bem entender, pior que a portaria 186 do MTE, mas esse grupo não para e não deixando de lutar. Para Calixto, a pauta que temos é imensa, mas temos como prioridade a previdência social, jornada de trabalho, terceirização e a própria estrutura sindical onde começa a ser questionada em uma estrutura diferente. A nossa luta, disse ele, é permanente, salutar, a luta do convencimento da distribuição de informação como esta sendo feita neste seminário.

Calixto encerrou sua exposição afirmando que “para manter esse sindicalismo que escolhemos trabalhar com os pés no chão, de qualidade e oportunidade”.

O Seminário foi um marco na luta sindical da Nova Central no Estado do Rio de Janeiro.

Mais informações no site www.ncstrj.org.br

IMPRIMIR VOLTAR


SAF-Sul Quadra 02 Bloco "D" Térreo - Sala 102 / Ed. Via Esplanada  CEP: 70070-600 - Brasília-DF

Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

  Copyright 2005-2012 NCST - Nova Central Sindical de Trabalhadores
Desenvolvimento: MVMWeb.com