Em entrevista, o professor Francisco Balaguer Callejón, um dos maiores estudiosos do Direito Constitucional do mundo, afirma que nem sempre o interesse dos grandes grupos econômicos é o melhor para a democracia ou está de acordo com as constituições. 

Destaques .

Acontece »

Preos sobem ao longo do ms de outubro, apura pesquisa da FGV


O destaque foi para os preços de Bens Finais, que registraram alta de 1,52% em outubro, depois de um avanço de 0,34% no mês anterior. A principal contribuição partiu do subgrupo alimentos processados, que cresceu 1,45%, ante variação negativa de 0,62% em setembro.
 

Impacto do 13 salrio na economia em 2018 chega a 3% do PIB


O pagamento do 13º salário vai injetar R$ 211,2 bilhões na economia brasileira até dezembro. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto, beneficiando cerca de 84,5 milhões de trabalhadores do mercado formal, inclusive aposentados, pensionistas e empregados domésticos.

Autnomo trabalha em dobro para manter salrio e benefcios da CLT


O desemprego alarmante e a falta de perspectivas de melhora na economia têm levado trabalhadores a buscar no próprio negócio uma alternativa de sobrevivência. Porém, eles são obrigados a suportar uma carga de trabalho em dobro, para manter o mesmo padrão salarial e os benefícios equivalentes de quando tinham Carteira assinada.

DEBATES & OPINIÕES »

A arte contra a barbrie


Exposições com visões de ontem e de agora mostram estratégias de luta dos artistas em face da supressão da liberdade.
 

Guerra e paz As eleies no Brasil


Hoje, as democracias são constitucionais (o poder do Estado é limitado pela Constituição) e liberais (a Constituição protege a propriedade, a liberdade e as minorias).
 

A atuao do sindicato como substituto processual e autor de ao coletiva


Por força do artigo 8º, III, da Constituição Federal, o sindicato dos trabalhadores tem legitimidade para ingressar em juízo com reclamação trabalhista, na condição de substituto processual dos empregados de determinada empresa, buscando direito destes empregados, mas atuando em seu nome.

O rombo milionrio das internaes privadas pelo SUS


"É recorrente a fala no sentido de que o Sistema Único de Saúde (SUS) é ineficiente. Entretanto, essa ideia enraizada ignora os avanços do SUS e os inúmeros benefícios gerados a brasileiros que não têm condições de contratar planos privados de saúde"

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES marca um momento importante na história do Movimento Sindical Brasileiro, ela é a esperança transformada em realidade que se constitui como instrumento de luta e de unidade da classe trabalhadora do nosso País.

NEWSLETTER
RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL

Receba diariamente todas as notícias publicadas em nosso portal. Após cadastro, confirme sua inscrição clicando no link que chegará em sua caixa de entrada. Confira essa novidade!

SAF-Sul Quadra 02 Bloco D Térreo - Sala 102 - Ed. Via Esplanada - CEP: 70070-600 - Brasília-DF | Telefone: (61) 3226-4000 / Fax: (61) 3226-4004

Back to Top